Nova Honda CBR 1000RR Fireblade já está no mercado
Esportiva ficou mais leve e potente; confira todos os detalhes e galeria de fotos
A Honda apresentou como um de seus destaque durante o Salão Duas Rodas 2017 a nova CBR 1000RR Fireblade, que inicia suas vendas a partir deste mês em todas as concessionárias da marca. A nova CBR 1000RR Fireblade recebeu atualizações de grafismo das carenagens, que reforçam a esportividade do modelo. A mais recente geração da esportiva está mais leve (cerca de 15 kg a menos) e ganhou mais potência, no caso 11 cv. Com isso, a nova Fireblade oferece uma relação peso/potência cerca de 14% melhor que a geração anterior.
Uma das novidades da nova geração da CBR 1000RR Fireblade é o pacote eletrônico com soluções de alta tecnologia. Uma unidade de medição de inércia (IMU), novo módulo de controle de tração regulável (HSTC) e sistema de seleção do modo de condução da motocicleta (RMSS) são algumas das inovações responsáveis por fazer com que a nova CBR 1000RR Fireblade tenha maior desempenho e segurança. Com um projeto totalmente novo, a Honda quer iniciar uma nova era na categoria de motos esportivas.
O design da CBR 1000RR foi desenvolvido com base em estudos avançados sobre dinâmica de fluídos. Tudo isso para garantir um menor arrasto aerodinâmico e uma maior proteção contra o vento. As novas carenagens ficaram menores, mais justas e também mais compactas, o que garante um visual mais moderno e esportivo. A novidade propiciou uma grande melhora na refrigeração do motor e mais entrada de ar nos dutos dos radiadores, nas laterais dos faróis e lanternas. Com isso, a própria aerodinâmica do modelo ficou moldada de forma a desviar o ar do corpo do piloto, promovendo maior fluidez e menor resistência.
Mais leve e potente que sua antecessora, a nova CBR 1000RR Fireblade tem peso total de 196 kg – ante 195 kg na versão SP – em ordem de marcha, o que é algo muito favorável para uma pilotagem mais equilibrada.
O novo quadro em alumínio tipo Diamond de dupla trave foi remodelado e agora oferece muito mais eficiência por seu menor peso. Outro ponto de destaque está na menor espessura do braço oscilante Pro-Link e no novo subquadro. As duas estruturas mantêm os mesmos índices de rigidez, mas ficaram cerca de 300 g e 800 g mais leve. Nos dois casos, a ideia é gerar uma centralização de massa mais eficaz de forma a promover maior equilíbrio, maneabilidade e agilidade.
No quesito motores, a nova CBR 1000RR Fireblade, oferece um motor DOHC quatro cilindros em linha de 999,8cm³, 4 tempos e arrefecimento a água, especialmente projetado para equipar a nova CBR1000RR Fireblade. São 192 cv de potência e torque de 11,82 kfgm a 11.000 rpm. Ela é movida apenas a gasolina.
Importada do Japão, a nova CBR1000RR Fireblade conta com 3 anos de garantia o o "Honda Assistance 24h", que garante assistência para o piloto por todo o Brasil e também em territórios da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. A novidade chega duas opções de preços, mo caso R$ 69.900 para a configuração CBR 1000RR Fireblade disponível na cor vermelha e R$ 79.900 na versão CBR 1000RR Fireblade SP inspirada nas cores de competição HRC – mesclando tons em branco, azul e vermelho.