Yamaha Tracer 9 GT+: estradeira fica mais 'high tech' com radar
Evolução da Tracer 900 que já estava no mercado europeu, recebeu ainda mais avanços, agora com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem com dispositivo unificado
A Yamaha Tracer 9 GT+ foi revelada nesta segunda-feira, 7 de novembro, na Europa. Nesta nova variante da sport-touring, a fabricante empregou avanços técnicos como radar, deixando a moto verdadeiramente "high-tech". Evolução da Tracer 900 já presente no Velho Continente, ganhou também outras diversas tecnologias.
Nossa equipe está no EICMA 2022, no Salão de Milão, de onde vamos mostrar mais detalhes da moto a partir desta terça-feira, 8 de novembro, por isso, acompanhe nossos canais:
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Entre as novidades para a Tracer 9 GT+, estão: controle de cruzeiro adaptativo, sistema de freio unificado ligado ao radar, suspensão eletrônica e modos de pilotagem. Além disso, o painel de instrumentos TFT de 7 polegadas possui sistema Garmin de navegação integrada e conectividade com o aplicativo My-Ride da Yamaha.
O modelo continua com o motor de 3 cilindros, que rende 119 cavalos a 10.000 rpm e 9,5 kgfm a 7.000 rpm.
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Controle de cruzeiro adaptativo
Uma tecnologia vista mais em carros, o controle de cruzeiro adaptativo faz aqui a sua estreia nas motos da Yamaha. Além de ter o que estamos acostumados a ver no "piloto automático", a Tracer 9 GT+ é capaz de manter automaticamente uma distância fixa do veículo de sua frente, ou seja, a moto pode acelerar e frear sozinha.
Chamado pela sigla em inglês de "Adaptive Cruise Control" (ACC), o sistema é ajustável em 4 níveis de distância em relação ao veículo que está na dianteira. Por meio do painel, o dispositivo também avisa ao motociclista o momento que ele precisa interferir manualmente por motivos de segurança.
O sistema opera quando a moto está entre 30 a 160 km/h e é automaticamente desativado quando o motociclista aciona a embreagem ou freios por mais de 1 minuto.
Sistema de frenagem unificado
A Tracer 9 GT+ também é responsável por fazer a estreia do sistema do freio unificado (UBS) com funcionamento vinculado ao radar. De acordo com a empresa, esta é a primeira vez que uma moto conta com este tipo de tecnologia. O sistema utiliza dados da radar de onde milimétricas e a IMU (Unidade de Medição Inercial) de 6 eixos.
Desse modo, o sistema calcula e auxilia a regular as forças de frenagens na traseira e na dianteira. Esta tecnologia entra em ação somente quando o Brake Control está ativado e pode funcionar em 3 condições principais: quando o sistema detecta a iminência de uma colisão; para ajustar as forças de travagem em ambas as rodas para uma desaceleração estável; e para inibir o deslizamento do pneu quando a moto está inclinada.