Yamaha terá motos com transmissão manual e trocas automatizadas
Novo equipamento deve estrear em 2025 a bordo de modelos como a MT-09 e MT-09 Tracer
A Yamaha prepara uma novidade técnica que deverá estrear inicialmente em 2025 a bordo dos modelos MT-09 e MT-09 Tracer, uma transmissão manual automatizada.
Batizada com o nome Y-AMT, a tecnologia pretende unir o melhor de dois mundos. Será possível trocar as marchas como numa moto comum, mas com mais rapidez e conforto, e também deixar o sistema fazer todo o trabalho.
Para equipar suas motos com a nova transmissão, a Yamaha instalou dois atuadores externos que fazem o trabalho de abrir e fechar a embreagem e girar o seletor de marchas.
O sistema, embora tenha incorporado peso à motocicleta, também permitiu a remoção das peças de embreagem e troca de marchas.
Um vídeo divulgado pela marca mostra o funcionamento do dispositivo. No modo manual, o piloto pode selecionar a marcha por meio de pequenas alavancas no guidão, uma para subir as marchas e outra para descê-las.
Há também um modo rápido de trocas usando apenas o dedo indicador. Para selecionar os modos, há um botão acionado pelo polegar.
No modo "D", as trocas ocorrem automaticamente sem que as marchas sejam esticadas demais, ou seja, foco na economia e conforto.
Já no modo "D+", as mudanças são mais longas, em alta rotação, para fornecer mais performance.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
A Yamaha ainda não disse quando nem em quais motos oferecerá o recurso, mas a mídia europeia notou pelas imagens e vídeo que o motor em questão tem 3 cilindros, o que sugere a MT-09 e a Tracer.