Yamaha Super Ténéré 1200 sai de linha

Com a entrada em vigor das normas Euro 5 de emissões de poluentes, big trail da marca dos três diapasões será descontinuada
Yamaha Super Ténéré 1200 2015

Yamaha Super Ténéré 1200 2015 | Imagem: Divulgação

Ao mesmo tempo que a entrada em vigor das regras Euro 5 de emissões de poluentes na Europa deram a oportunidade a diversas montadoras de renovar ou atualizar suas motocicletas, as normas mais rígidas também estão decretando o fim da linha para alguns modelos oferecidos no Velho Continente.

Uma dessas baixas que deve ser realmente sentida pelos fãs das grandes aventureiras é a Yamaha Super Ténéré 1200. A big trail não será atualizada para 2021, quando as regras Euro 5 entram em vigor por lá. Logo, seu motor não será compatível com as novas normas e, assim, não poderá ser mais vendida. 

Saiba mais: nova Yamaha Tracer 900 é lançada na Europa

Além da Super Ténéré, a Yamaha deverá deixar de oferecer ainda mais cinco modelos. A esportiva R6, a sport touring FJR, a musculosa VMAX, a trail WR 250R e o pequeno scooter SMax. Recentemente, a marca dos três diapasões apresentou uma linha renovada de produtos  na Europa para 2021 e não trouxe novidades para os modelos citados acima. Quando questionada, a marca não comentou o assunto.

No caso específico da Yamaha Super Ténéré 1200, é possível que a big trail ainda tenha uma sobrevida um pouco maior no Brasil, uma vez que as nossas normas de emissões de poluentes, apesar de rígidas, não ficarão mais restritas antes de 2025 para modelos já existentes. Essa é a data em que entrará em vigor o Promot M5, praticamente equiparando as normas brasileiras e européias. Para motos inéditas, a regra passa a valer em 2023.

Enquanto isso, a Super Ténéré 1200 continua sendo comercializada normalmente no mercado brasileiro. Ela é oferecida apenas na versão DX, que custa a partir de R$ 71.290 segundo o site nacional da Yamaha. Seu motor bicilíndrico tem 1.199 cm³ de capacidade. ele entrega 112 cv de potência máxima a 7.250 rpm e torque máximo de 11,9 kgfm a 6.000 rpm.

Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Yamaha Super Ténéré 1200

Yamaha Super Ténéré 1200

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos