Yamaha RX 125 1979 restaurada 'brilha como uma moto 0 km'

Dotada do mesmo motor da trail TT 125, a linha RX tinha um apelo mais urbano
Yamaha RX125 1979

Yamaha RX125 1979 | Imagem: Reprodução

Sucessora da RS 125, produzida pela Yamaha no Brasil entre 1977 e 1978, a RX 125 chegou ao mercado em 1979, voltada para jovens e iniciantes. Sua proposta era principalmente para uso urbano. Ainda assim, quem se aventurasse a utilizá-la em viagens poderia contar com uma moto eficaz.

A Yamaha RX 125 manteve o mesmo motor de sua antecessora: um monocilíndrico de dois tempos com 123 cc, que entregava uma potência máxima de 12,5 cv a 7.500 rpm e torque de 1,15 kgfm a 6.500 rpm.

Yamaha RX125 1979
Yamaha RX125 1979
Imagem: Reprodução

Uma das características mais marcantes desse propulsor era o sistema Autolube, no qual o óleo ficava em um reservatório separado, permitindo que a mistura com a gasolina fosse feita automaticamente. O mesmo motor também equipava a trail TT 125. Já o câmbio era o mesmo da RS 125: manual, de cinco marchas.

Yamaha RX125 1979
Yamaha RX125 1979
Imagem: Reprodução

O exemplar RX 125 1979/1979 apresentado nas imagens é uma verdadeira relíquia, meticulosamente restaurada de acordo com os padrões de fábrica. Ela foi carinhosamente apelidada de "doce de leite" por seu proprietário, devido à combinação de cores rara e marcante: marrom escuro com listras bege.

Outro detalhe interessante é que a restauração preservou o estilo da época, conhecido como weby, incorporando acessórios típicos do período.

Yamaha RX125 1979
Yamaha RX125 1979
Imagem: Reprodução

“Mata-cachorro, para-barro dianteiro e traseiro e bagageiro eram alguns dos acessórios mais comuns nas clássicas dos anos 1970 e 1980”, explica Márcio Farias, dono do perfil no Instagram Das Antigas RS, onde a RX 1979 está anunciada.

Yamaha RX125 1979
Yamaha RX125 1979
Imagem: Reprodução

O valor pedido pela motocicleta é de R$ 30 mil. Embora esteja fora do alcance da maioria, trata-se de uma peça rara e exclusiva, cujo valor pode ser plenamente justificado para colecionadores e entusiastas dispostos a investir em uma parte da história da Yamaha.

Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos