Yamaha revela série comemorativa do TMax
Celebrando 20 anos de seu lançamento, versão do maxi-scooter da marca dos três diapasões terá produção limitada
Não parece, mas já se passaram 20 anos desde que a Yamaha apresentou ao mercado o TMax pela primeira vez. A proposta do maxi-scooter era até simples, mas pouco usual naqueles tempos: unir um desempenho mais esportivo a um segmento que até hoje é sinônimo apenas de mobilidade e praticidade.
Para celebrar a data, a Yamaha anunciou que fabricará uma série especial do TMax batizada de “20th Anniversary”. Serão apenas 560 unidades construídas para o mundo todo, trazendo exclusividades como peças de carbono forjado, pintura cinza fosca, costuras em amarelo contrastantes, manoplas e bancos aquecidos e, por último, uma placa numerada da série.
O total de TMax 20th Anniversary produzidos também não é por acaso. 560 faz alusão ao motor. Trata-se um bicilíndrico paralelo com comando duplo de válvulas e arrefecimento a líquido. Com 562 cm³ de capacidade, ele entrega 48 cv de potência a 7.500 rpm e 5,58 kgfm de torque a 5.250 rpm. Outro destaque do scooter é o chassi de alumínio.
Na Europa, o Yamaha TMax 20th Anniversary está saindo por 16.799 euros, ou cerca de R$ 112,3 mil na conversão direta da moeda. Vale lembrar que o maxi-scooter da marca dos três diapasões chegou a ser vendido no Brasil. Por aqui, ficou em linha entre 2014 e 2017. Porém, custando mais de R$ 42 mil na época do lançamento por aqui, não teve boa aceitação do mercado e emplacou menos de 400 unidades.