Yamaha renova a ousada XSR900
Moto derivada da MT-09 ganhou novo motor, chassi e visual inspirado em modelos dos anos 80
A mistura de estilos clássicos em novas motocicletas tem sido uma das grandes sacadas da indústria. Sem se prender a conceitos ou categorias, esses modelos ganham ares próprios e inconfundíveis, o que agrada a muitos clientes.
É o caso da XSR900, uma moto difícil de ser classificada. Lançada pela Yamaha em 2016, o modelo foi feito sobre a naked MT-09 misturando estilos da década de 70 com itens futuristas.
Mas como a MT-09 mudou há pouco tempo era hora de a fabricante japonesa fazer o mesmo com a XSR900 e o resultado ficou ainda melhor.
Veja galeria de imagens da Yamaha XSR900 2022
A nova motocicleta mudou o foco no passado para a década de 80, exibindo uma frente com farol circular dividido e um porte mais musculoso graças ao formato do tanque e a traseira marcante.
Assim na sua antecessora, a nova XSR900 aproveita os avanços da irmã MT-09 como é o caso do motor de três cilindros paralelos com 899 cc com 119 cv de potência e 93 Nm de torque.
O chassi de alumínio também é o mesmo da naked, o que ajudou a reduzir seu peso e, consequentemente, seu desempenho. Mas o entreeixos da XSR900 foi alongado para 1.495 mm graças a um braço oscilante mais longo.
O motociclista se posiciona mais atrás na nova geração graças ao tanque de 15 litros mais volumoso e o assento curvado. A moto é equipada com amortecedores KYB USD ajustáveis, discos frontais duplos de 298 mm com cilindro mestre Brembo e tela TFT de 3.5 polegadas, entre outros.
A XSR900 vem equipada com uma IMU de seis eixos e controles de tração, deslizante, de frenagem e elevação.
A Yamaha venderá a nova moto em duas cores, azul e preto, e as primeiras unidades chegarão às lojas em fevereiro de 2022. Os preços, no entanto, não estavam disponíveis nos sites da marca na região.