Yamaha R15: será a melhor 150 do Brasil? Impressões
Andamos na versão de rua da pequena esportiva, que chega ao Brasil em novembro por R$ 18.990. Modelo oferece pacote moderno e divertido; assista ao vídeo
Como é andar na Yamaha YZF-R15 2024? Essa é uma pergunta que muita gente quer saber sobre o lançamento que está chegando às lojas do Brasil agora em novembro. Com preço de R$ 18.990, a pequena esportiva chama atenção por seu visual agressivo e esmerado, além de contar com pacote que inclui motor de 18,8 cavalos, embreagem assistida e deslizante.
A moto também se destaca por sua leveza: são apenas 141 kg, isso em ordem de marcha, ou seja, com a motoca já preparada para rodagem. Aqui no MOTOO, eu já havia andado com a versão de pistas da moto, para o Yamaha R15 Blu Cru Latin America 2024, mas agora foi a vez de pilotar a versão de ruas, aquela que vai chegar ao motociclista.
Assista vídeo exclusivo com as impressões da R15 2024:
R15 é um esportiva, sim!
As classificações sobre motos podem ser relativas. Existem categorias, sub-categorias, estilos e por aí vai. Vi algumas opiniões de que a YZF-R15 não seria de fato uma motocicleta esportiva. O que seria então? Estamos falando de um modelo totalmente carenado, com inspiração na R1.
Um dos destaques é o inédito (no Brasil) motor monocilíndrico, de 155 cc, que rende 18,8 cavalos a 10.000 rpm e 1,5 kgfm de torque máximo a 8.500 rpm. Estamos falando de um propulsor com refrigeração líquida e comando de válvulas variável (VVA), esta segunda uma tecnologia que busca melhor entre de força em diversas faixas de atuação. O câmbio é de 6 marchas e conta com auxílio da "shift light" no painel.
São números superiores aos que vemos nas 150 urbanas. Ao rodar com a moto, ainda em circuito fechado, pude comprovar que a moto oferece acelerações muito interessantes para esta faixa de cilindrada. Somado isso ao peso considerado leve, temos sim uma moto com pegada esportiva. Aos que ainda têm dúvida, sugiro que tirem a própria dúvida na pilotagem.
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e está protegida pela Lei de Direito Autoral. Não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Pilotagem "na mão"
Vale sempre lembrar que na Ásia já existem uma R15 ainda mais avançada, que inclui visual mais moderno, suspensões invertidas na dianteira, controle de tração e painel com conectividade. Dito isso, certamente ficamos "babando" por essa outra R15, mas a moto oferecida no Brasil está longe de ser um modelo defasado.
Como equipamento de série estão freios ABS nas duas rodas, além do sistema de embreagem assistida e deslizante. Este dispositivo composto ajuda a deixar o acionamento da embreagem mais "levinho", além de evitar o travamento da roda traseira em reduções de marchas mais bruscas.
E isso é algo bem importante. Na pista pude comprovar que a R15 "guenta o tranco" quando precisamos reduzir bem a marcha para as retomadas. Para quem não é piloto profissional, como eu, a pequena YZF é um muito fácil de pilotar e garante ótima estabilidade, além de agilidade nas trocas de direções. A unidade avaliada estava equipada com os pneus da indiana MRF, que garantiram aderência adequada.
Pequena bem equipada
A base é um quadro do tipo diamante, o Deltabox da Yamaha. Para a R15 nacional, as suspensões são telescópica na dianteira e monocross com link na traseira - com balança de alumínio. A moto tem freios a disco bem dimensionados para a categoria, com 282 mm (dianteira) e 220 mm (traseira), incluindo o já mencionado ABS de 2 canais.
O painel é 100% digital com iluminação de LED e fundo branco. Entre os indicadores do visor estão conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador de VVA, que mostra quando o sistema está em atividade, entre outras funcionalidades. Seu computador de bordo indica velocidade média, consumo instantâneo e média de consumo.
Com conjunto óptico todo de LED, com exceção dos piscas, a moto conta com tanque esculpido, tampa do tanque do tipo aviação e carenagem dianteira com duto de ar central. A moto transmite um bom acabamento nos materiais e seu visual realmente se destaca.
A melhor 150 do Brasil?
Se pensarmos na categoria Sport, a R15 não tem competidora atualmente, mas se pegarmos motos na faixa de 150/160, a moto Yamaha é certamente a que oferece o pacote mais atrativo. Se o preço de mantiver na casa dos R$ 18.990, o que ao menos por enquanto deve ser mantido, realmente traz um interessante custo-benefício.
Não que se trate de um produto barato, mas qual outro modelo oferece este pacote nesta faixa de preço? Será interessante ver se a moto cairá no gosto do brasileiro e se as concorrentes, como a Honda, pensarão em trazer modelos similares. É esperar para ver!
FICHA TÉCNICA - Yamaha R15 2024 |
PREÇO | R$ 18.990 |
MOTOR | 1 cilindro, 155 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
ARREFECIMENTO | Refrigeração líquida |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 18,8 cavalos a 10.000 rpm |
TORQUE | 1,5 kgfm a 8.500 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 58,0 x 58,7 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Diamante (Deltabox) |
COMPRIMENTO | 1.990 mm |
LARGURA | 725 mm |
ALTURA | 1.135 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.325 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 170 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 815 mm |
PESO LÍQUIDO | 141 kg |
TANQUE | 11 litros |
FREIOS | ABS de 2 canais |
FREIO DIANTEIRO | 282 mm |
FREIO TRASEIRO | 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 100/80-17 52P MRF NYLOGRIP ZAPPER-FX1 TL |
PNEU TRASEIRO | 140/70R17 66H MRF REVZ-S TL |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico com 130 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monocross com link, curso de 50 mm (suspensão) e 97 mm (roda) |
CORES | Azul, prata fosco e preto |
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