Yamaha R15: a esportiva mais barata do Brasil mostra para que veio
Com preço de R$ 18.990, moto traz novidades para a baixa cilindrada no país com motor de 18,8 cv. Primeira impressão foi com versão feita para pistas; assista
A Yamaha YZF-R15 2024 é um dos principais lançamentos do ano para o mercado de motos. Apresentada oficialmente no Festival Interlagos 2023, a pequena esportiva chega de fatos às lojas em novembro, mas as reservas já estão abertas pelo valor de R$ 2 mil. O preço da moto é de R$ 18.990 a coloca como a mais barata do segmento. Enquanto o modelo não chega às ruas, tive a oportunidade de rodar com a moto no lendário Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O exemplar que pilotei não era a R15 de linha, mas sim uma versão modificada para competições, ou seja, diferente da que veremos nas concessionárias. A unidade estava mais preparada para a pista, mesmo assim, consegui sentir algumas primeiras impressões sobre o modelo. Posso adiantar que a moto é de fácil pilotagem e bem divertida! De quebra ainda tive o prazer de andar numa pista como o "templo". Veja detalhes em vídeo:
Vou falar aqui então sobre motor, potência, suspensões, freios, visual e também um pouco sobre as perspectivas de mercado da YZF-R15 2024. Veja aqui alguns destaques da R15:
- MOTOR: 18,8 cavalos com refrigeração líquida
- TECNOLOGIA: embreagem assistida e deslizante
- VISUAL: inspirado na linha R de esportivas da marca
- PESO: modelo leve e ágil
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Mas a R15 indiana...
Antes de mais nada, fica aqui a informação de que a R15 brasileira não é a top linha disponível no mundo. Esta versão é equivalente à R15S comercializada na Índia, mas em diversos locais já existe uma evolução da moto. No mercado indiano esta pequena esportiva também possui a nova opção como R15 V4.
Em relação a "R15 brasileira", esta nova geração conta com suspensão dianteira invertida, controle de tração e até mesmo quickshifter (como acessório). Há também a atualização do visual, com novo farol dianteiro recortado, e o painel atualizado, que conta com conectividade de smartphone.
Impressões com a R15 2024
A unidade avaliada foi modificada para "R15 Cup", uma nova categoria do motovelocidade nacional. Assim como a própria YZF-15, esta competição servirá de porta de entrada para o mundo das esportivas, mas neste caso para competições. Parte do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a classe Yamaha R15 Blu Cru Latin America 2024 é destinada para jovens pilotos entre 8 a 15 anos de idade.
Para isso, o modelo passa por diversas alterações, como a retirada do conjunto óptico, escapamento de competição, pneu específico, entre outros, que deixam mais leve e mais preparada para acelerar em circuito fechado. Este primeiro contato então serviu apenas para ter uma ideia dos atrativos dessa moto.
Um dos destaques é o inédito motor monocilíndrico, de 155 cc, que rende 18,8 cavalos a 10.000 rpm e 1,5 kgfm de torque máximo a 8.500 rpm. Estamos falando de um propulsor com refrigeração líquida e comando de válvulas variável (VVA), esta segunda uma tecnologia que busca melhor entre de força em diversas faixas de atuação. O câmbio é de 6 marchas e conta com auxílio da "shift light" no painel.
Na unidade avaliada, como era para rodar em circuitos, a R15 estava com o câmbio com o engate invertido das marchas, ou seja, primeira para cima e as outras para baixando, deixando os engates mais rápidos.
Na pista deu para sentir que a R15 "fala" mais alto nas rotações superiores, mas o modelo também oferece torque considerável nos baixos giros. Obviamente, ainda estamos falando de um modelo de baixa cilindrada sem uma performance explosiva, mas a diversão com a R15 é garantida.
Notei que a moto é realmente leve, ainda mais nesta versão de pistas, mas a opção para ruas também tem peso interessante de 141 kg em ordem de marcha. Isso para tanque que leva 11 litros de combustível.
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Pequena bem equipada
A base é um quadro do tipo diamante, o Deltabox da Yamaha. Para a R15 nacional, as suspensões são telescópica na dianteira e monocross com link na traseira - com balança de alumínio. A moto tem freios a disco bem dimensionados para a categoria, com 282 mm (dianteira) e 220 mm (traseira), incluindo ABS de dois canais, algo difícil de encontrar nesta faixa de cilindrada.
O modelo também conta embreagem assistida, que deixa acionamentos da embreagem mais levinhos, e deslizante. Esta segunda parte garante que a roda traseira não trave em reduções bruscas de marchas. O painel é 100% digital com iluminação de LED e fundo branco. Entre os indicadores do visor estão conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador de VVA, que mostra quando o sistema está em atividade, entre outras funcionalidades. Seu computador de bordo indica velocidade média, consumo instantâneo e média de consumo.
Apesar de ainda não ter o visual da R15 indiana V4, sua estética é bem moderna e chamativa. Com conjunto óptico todo de LED, a moto conta com tanque esculpido, tampa do tanque do tipo aviação e carenagem dianteira com duto de ar central. A moto transmite um bom acabamento nos materiais e seu visual realmente se destaca.
Conclusão
Logo de cara fiquei surpreso com o lançamento da R15 no Brasil. Sabemos que o segmento das esportivas não é tão vasto por aqui e apostar em uma moto "pequena" nesta categoria parece a princípio inusitado, mas pelo que a moto oferece posso dizer que se trata de um interessante custo-benefício. Não somente para quem curte o estilo "sport", mas para quem procura uma moto bem equipada e "espertinha" por menos de R$ 20 mil. Resta ver como se comporta nas ruas!
FICHA TÉCNICA - Yamaha R15 2024 |
PREÇO | R$ 18.990 |
MOTOR | 1 cilindro, 155 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
ARREFECIMENTO | Refrigeração líquida |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 18,8 cavalos a 10.000 rpm |
TORQUE | 1,5 kgfm a 8.500 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 58,0 x 58,7 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Diamante (Deltabox) |
COMPRIMENTO | 1.990 mm |
LARGURA | 725 mm |
ALTURA | 1.135 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.325 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 170 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 815 mm |
PESO LÍQUIDO | 141 kg |
TANQUE | 11 litros |
FREIOS | ABS de 2 canais |
FREIO DIANTEIRO | 282 mm |
FREIO TRASEIRO | 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 100/80-17 52P MRF NYLOGRIP ZAPPER-FX1 TL |
PNEU TRASEIRO | 140/70R17 66H MRF REVZ-S TL |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico com 130 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monocross com link, curso de 50 mm (suspensão) e 97 mm (roda) |
CORES | Azul, prata fosco e preto |