Yamaha R15: a esportiva mais barata do Brasil mostra para que veio

Com preço de R$ 18.990, moto traz novidades para a baixa cilindrada no país com motor de 18,8 cv. Primeira impressão foi com versão feita para pistas; assista
Rafael Miotto pilotando a Yamaha R15

Rafael Miotto pilotando a Yamaha R15 | Imagem: Yamaha

A Yamaha YZF-R15 2024 é um dos principais lançamentos do ano para o mercado de motos. Apresentada oficialmente no Festival Interlagos 2023, a pequena esportiva chega de fatos às lojas em novembro, mas as reservas já estão abertas pelo valor de R$ 2 mil. O preço da moto é de R$ 18.990 a coloca como a mais barata do segmento. Enquanto o modelo não chega às ruas, tive a oportunidade de rodar com a moto no lendário Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O exemplar que pilotei não era a R15 de linha, mas sim uma versão modificada para competições, ou seja, diferente da que veremos nas concessionárias. A unidade estava mais preparada para a pista, mesmo assim, consegui sentir algumas primeiras impressões sobre o modelo. Posso adiantar que a moto é de fácil pilotagem e bem divertida! De quebra ainda tive o prazer de andar numa pista como o "templo". Veja detalhes em vídeo:

Vou falar aqui então sobre motor, potência, suspensões, freios, visual e também um pouco sobre as perspectivas de mercado da YZF-R15 2024. Veja aqui alguns destaques da R15:

  • MOTOR: 18,8 cavalos com refrigeração líquida
  • TECNOLOGIA: embreagem assistida e deslizante
  • VISUAL: inspirado na linha R de esportivas da marca
  • PESO: modelo leve e ágil

VEJA TAMBÉM:

Mas a R15 indiana...

Antes de mais nada, fica aqui a informação de que a R15 brasileira não é a top linha disponível no mundo. Esta versão é equivalente à R15S comercializada na Índia, mas em diversos locais já existe uma evolução da moto. No mercado indiano esta pequena esportiva também possui a nova opção como R15 V4.

Em relação a "R15 brasileira", esta nova geração conta com suspensão dianteira invertida, controle de tração e até mesmo quickshifter (como acessório). Há também a atualização do visual, com novo farol dianteiro recortado, e o painel atualizado, que conta com conectividade de smartphone.

Yamaha R15 V4 vendida na Índia
Yamaha R15 V4 vendida na Índia
Imagem: Yamaha

Impressões com a R15 2024

A unidade avaliada foi modificada para "R15 Cup", uma nova categoria do motovelocidade nacional. Assim como a própria YZF-15, esta competição servirá de porta de entrada para o mundo das esportivas, mas neste caso para competições. Parte do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a classe Yamaha R15 Blu Cru Latin America 2024 é destinada para jovens pilotos entre 8 a 15 anos de idade.

Para isso, o modelo passa por diversas alterações, como a retirada do conjunto óptico, escapamento de competição, pneu específico, entre outros, que deixam mais leve e mais preparada para acelerar em circuito fechado. Este primeiro contato então serviu apenas para ter uma ideia dos atrativos dessa moto.

Yamaha R15 feita para competições
Yamaha R15 feita para competições
Imagem: Yamaha

Um dos destaques é o inédito motor monocilíndrico, de 155 cc, que rende 18,8 cavalos a 10.000 rpm e 1,5 kgfm de torque máximo a 8.500 rpm. Estamos falando de um propulsor com refrigeração líquida e comando de válvulas variável (VVA), esta segunda uma tecnologia que busca melhor entre de força em diversas faixas de atuação. O câmbio é de 6 marchas e conta com auxílio da "shift light" no painel. 

Na unidade avaliada, como era para rodar em circuitos, a R15 estava com o câmbio com o engate invertido das marchas, ou seja, primeira para cima e as outras para baixando, deixando os engates mais rápidos. 

Yamaha R15 na pista de Interlagos
Yamaha R15 na pista de Interlagos
Imagem: Yamaha

Na pista deu para sentir que a R15 "fala" mais alto nas rotações superiores, mas o modelo também oferece torque considerável nos baixos giros. Obviamente, ainda estamos falando de um modelo de baixa cilindrada sem uma performance explosiva, mas a diversão com a R15 é garantida.

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Divulgação

Notei que a moto é realmente leve, ainda mais nesta versão de pistas, mas a opção para ruas também tem peso interessante de 141 kg em ordem de marcha. Isso para tanque que leva 11 litros de combustível.

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

Yamaha R15
Yamaha R15
Imagem: Yamaha

Pequena bem equipada

A base é um quadro do tipo diamante, o Deltabox da Yamaha. Para a R15 nacional, as suspensões são telescópica na dianteira e monocross com link na traseira - com balança de alumínio. A moto tem freios a disco bem dimensionados para a categoria, com 282 mm (dianteira) e 220 mm (traseira), incluindo ABS de dois canais, algo difícil de encontrar nesta faixa de cilindrada.

O modelo também conta embreagem assistida, que deixa acionamentos da embreagem mais levinhos, e deslizante. Esta segunda parte garante que a roda traseira não trave em reduções bruscas de marchas. O painel é 100% digital com iluminação de LED e fundo branco. Entre os indicadores do visor estão conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador de VVA, que mostra quando o sistema está em atividade, entre outras funcionalidades. Seu computador de bordo indica velocidade média, consumo instantâneo e média de consumo. 

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Divulgação

Apesar de ainda não ter o visual da R15 indiana V4, sua estética é bem moderna e chamativa. Com conjunto óptico todo de LED, a moto conta com tanque esculpido, tampa do tanque do tipo aviação e carenagem dianteira com duto de ar central. A moto transmite um bom acabamento nos materiais e seu visual realmente se destaca. 

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Rafael Munhoz / MOTOO

Conclusão

Logo de cara fiquei surpreso com o lançamento da R15 no Brasil. Sabemos que o segmento das esportivas não é tão vasto por aqui e apostar em uma moto "pequena" nesta categoria parece a princípio inusitado, mas pelo que a moto oferece posso dizer que se trata de um interessante custo-benefício. Não somente para quem curte o estilo "sport", mas para quem procura uma moto bem equipada e "espertinha" por menos de R$ 20 mil. Resta ver como se comporta nas ruas!

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Divulgação

FICHA TÉCNICA - Yamaha R15 2024 

PREÇO  R$ 18.990
MOTOR 1 cilindro, 155 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
ARREFECIMENTO Refrigeração líquida
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  18,8 cavalos a 10.000 rpm
TORQUE  1,5 kgfm a 8.500 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 58,0 x 58,7 mm
CÂMBIO 6 marchas
CHASSI Diamante (Deltabox)
COMPRIMENTO 1.990 mm
LARGURA 725 mm
ALTURA 1.135 mm
ENTRE-EIXOS 1.325 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 170 mm
ALTURA DO ASSENTO 815 mm
PESO LÍQUIDO 141 kg
TANQUE 11 litros
FREIOS ABS de 2 canais
FREIO DIANTEIRO 282 mm
FREIO TRASEIRO 220 mm
PNEU DIANTEIRO 100/80-17 52P MRF NYLOGRIP ZAPPER-FX1 TL
PNEU TRASEIRO 140/70R17 66H MRF REVZ-S TL
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico com 130 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Monocross com link, curso de 50 mm (suspensão)
e 97 mm (roda)
CORES Azul, prata fosco e preto
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Yamaha R15

Yamaha R15

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos