Yamaha NMax Connected 160 2023: todos os detalhes e cores em 30 fotos
Principal rival da Honda PCX 160, scooter evoluiu no Brasil. Modelo recebeu sistema de conectividade e controle de tração; veja preço e ficha técnica
A Yamaha NMax Connected 160 ABS 2023 é a evolução da scooter mais vendida da marca no Brasil. Em relação ao modelo 2022, as principais novidades foram a introdução do controle de tração e o sistema de conectividade via aplicativo. Com essas novidades, a NMax acirra a disputa com a Honda PCX 160 2023, que também foi renovada há pouco no mercado brasileiro.
Lista de preços Yamaha NMax Connected 160 2023:
- Azul metálico, vermelho e verde fosco: R$ 19.690 (R$ 20.345 para o estado de São Paulo).
- Pintura especial cinza fosco: R$ 19.990 (R$ 20.655 para SP)
VEJA TAMBÉM:
- EICMA 2022: 5 motos confirmadas (ou quase) para o Brasil
- Honda CL250: uma retrô scrambler na baixa cilindrada
Motor e freios
Para o modelo 2023, a NMax 160 continua com o mesmo motor: é um monocilíndrico de 4 válvulas, com 155 cm³ de cilindrada e arrefecimento a líquido. Utilizando gasolina para funcionar, o propulsor chega a 15,4 cv de potência máxima e 1,4 kgf.m (veja mais detalhes na ficha técnica ao fim da reportagem), trabalhando em conjunto com câmbio automático CVT. Ele conta com a tecnologia VVA (Variable Valve Actuation) nas válvulas que visa melhorar a entrega em todas as faixas de rotação.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
A empresa não divulga o consumo médio da scooter, mas o modelo conta com sistema Start&Stop, que desliga automaticamente o motor em pequenas paradas, e o religa automaticamente ao giro do acelerador. Este dispositivo auxilia na economia de combustível.
Para o sistema de frenagem, a scooter Yamaha conta com freios ABS nas duas rodas, um diferencial em relação à PCX, que só possui na dianteira. Tanto na dianteira como na traseira, há um disco de 230 mm em cada uma das rodas. Um dos principais avanços para o modelo 2023 é a chegada do controle de tração, assim como ocorreu com a PCX 160. Este sistema evita que a roda traseira derrape nas acelerações, com o objetivo de trazer mais segurança.
Quadro e suspensões
Para o chassi da NMax 160, a Yamaha introduziu uma suspensão traseira com ajuste de carga manual em dois níveis, com 86 mm de curso. Na dianteira, o modelo está equipado com garfo telescópico de com 100 mm de curso. Seu quadro é do tipo underbone. O peso total da scooter é de 131 kg, com 7,1 litros de capacidade no tanque.
Suas medidas principais são de: 1.935 mm (comprimento), 1.340 mm (entre-eixos), 740 mm (largura) e 765 mm (altura do assento). Com rodas de 13 polegadas, a NMax 2023 recebeu os pneus Pirelli Diablo Scooter - as medidas são de 110/70 (dianteira) e 130/70 (traseira).
Equipamentos e tecnologia
A NMax Connected 160 ABS 2023 tem o sistema Yamaha Connect como uma de suas atrações. Por meio de aplicativo, disponível para iOS e Android, o usuário por conectar seu smartphone por Bluetooth à scooter, oferecendo uma série de informações e serviços para a rodagem com a scooters, como:
- status da vida útil do óleo do motor e do nível de carga da bateria;
- o último lugar que estacionou;
- registro diário e mensal de consumo dos seus trajetos;
- eficiência de pilotagem voltada a economia em relação a outros usuários a partir do Ranking ECO;
- alertas de manutenção e falhas da motocicleta que também podem ser enviados para um e-mail;
- Revs Dashboard: painéis que possibilitam ver no Smartphone, informações adicionais como rotações por minuto do motor e o ângulo de abertura do acelerador;
- notificações de chamadas e mensagens;
- registrar, salvar e compartilhar suas rotas preferidas nas redes sociais.
Sobre o visual, não foram empregadas alterações para a NMax, novos grafismos na coloração matt gray. O sistema de iluminação é todo em LED, enquanto o espaço sob o assento é de 25 litros e há também uma tomada de 12V para recarregamento do smartphone, localizada no porta-objetos do lado esquerdo.
FICHA TÉCNICA - Yamaha NMax Connected 160 ABS 2023 |
PREÇO | A partir de R$ 19.690 |
MOTOR | 1 cilindro, 155 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 15,4 cavalos a 8.000 rpm |
TORQUE | 1,4 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 58,0 x 58,7 mm |
CÂMBIO | CVT |
CHASSI | Underbone |
COMPRIMENTO | 1.935 mm |
LARGURA | 740 mm |
ALTURA | 1.160 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.340 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 125 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 765 mm |
PESO | 131 kg |
TANQUE | 7,1 litros |
FREIOS | ABS de dois canais |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 230 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 230 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70 - 13M/C 48P sem câmara |
PNEU TRASEIRO | 130/70 - 13M/C 63P sem câmara |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 100 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Motor-balança de 86 mm |
CORES | Navy blue, solar red, matt green e matt gray |
Saiba mais sobre a nova Honda PCX 160 2023