Yamaha NMax 160 2024: como ficou a rival da Honda PCX 160
Saiba preço, cores e detalhes técnicos da scooter. Modelo conta com motor de 15,4 cavalos e conectividade
A Yamaha NMax Connected 160 ABS 2024 já está disponível no site da marca no Brasil. Sem fazer alarde, a fabricante fez a virada do modelo 2023 para a scooter, principal rival da Honda PCX 160.
Para esta nova safra o modelo não apresentou mudanças estruturais, ao menos pelo que está exposto no portal da fabricante. O preço da NMax 160 2024 parte de R$ 20.990. Veja detalhes de preços:
- Yamaha NMax Connected 160 2024: R$ 20.990
- Yamaha NMax Connected 160 SE 2024: R$ 21.290
As diferenças no modelo 2024 estão na paleta de cores. Para a opção standard a scooter está com as novas colorações Racing Blue (azul), X-Black (preto fosco), que substituem as Navy Blue (azul) e Matt Green (verde), enquanto a Solar Red (vermelho) foi mantida.
A variante Special Edition (SE), com a pintura Matt Grey (cinza fosco), mantida. Ela possui adesivos especiais amarelos.
Motor e freios
Para o modelo 2023, a NMax 160 continua com o mesmo motor: é um monocilíndrico de 4 válvulas, com 155 cm³ de cilindrada e arrefecimento a líquido. Utilizando gasolina para funcionar, o propulsor chega a 15,4 cv de potência máxima e 1,4 kgf.m (veja mais detalhes na ficha técnica ao fim da reportagem), trabalhando em conjunto com câmbio automático CVT. Ele conta com a tecnologia VVA (Variable Valve Actuation) nas válvulas que visa melhorar a entrega em todas as faixas de rotação.
A empresa não divulga o consumo médio da scooter, mas o modelo conta com sistema Start&Stop, que desliga automaticamente o motor em pequenas paradas, e o religa automaticamente ao giro do acelerador. Este dispositivo auxilia na economia de combustível.
Para o sistema de frenagem, a scooter Yamaha conta com freios ABS nas duas rodas, um diferencial em relação à PCX, que só possui na dianteira. Tanto na dianteira como na traseira, há um disco de 230 mm em cada uma das rodas. Um dos principais avanços para o modelo 2023 é a chegada do controle de tração, assim como ocorreu com a PCX 160. Este sistema evita que a roda traseira derrape nas acelerações, com o objetivo de trazer mais segurança.
Quadro e suspensões
Para o chassi da NMax 160, a Yamaha introduziu uma suspensão traseira com ajuste de carga manual em dois níveis, com 86 mm de curso. Na dianteira, o modelo está equipado com garfo telescópico de com 100 mm de curso. Seu quadro é do tipo underbone. O peso total da scooter é de 131 kg, com 7,1 litros de capacidade no tanque.
Suas medidas principais são de: 1.935 mm (comprimento), 1.340 mm (entre-eixos), 740 mm (largura) e 765 mm (altura do assento). Com rodas de 13 polegadas, a NMax 2023 recebeu os pneus Pirelli Diablo Scooter - as medidas são de 110/70 (dianteira) e 130/70 (traseira).
Equipamentos e tecnologia
A NMax Connected 160 ABS 2024 tem o sistema Yamaha Connect, que fez estreia no modelo 2023, como uma de suas atrações. Por meio de aplicativo, disponível para iOS e Android, o usuário por conectar seu smartphone por Bluetooth à scooter, oferecendo uma série de informações e serviços para a rodagem com a scooters, como:
- status da vida útil do óleo do motor e do nível de carga da bateria;
- o último lugar que estacionou;
- registro diário e mensal de consumo dos seus trajetos;
- eficiência de pilotagem voltada a economia em relação a outros usuários a partir do Ranking ECO;
- alertas de manutenção e falhas da motocicleta que também podem ser enviados para um e-mail;
- Revs Dashboard: painéis que possibilitam ver no Smartphone, informações adicionais como rotações por minuto do motor e o ângulo de abertura do acelerador;
- notificações de chamadas e mensagens;
- registrar, salvar e compartilhar suas rotas preferidas nas redes sociais.
O sistema de iluminação é todo em LED, enquanto o espaço sob o assento é de 25 litros e há também uma tomada de 12V para recarregamento do smartphone, localizada no porta-objetos do lado esquerdo.
FICHA TÉCNICA - Yamaha NMax Connected 160 ABS 2024 |
PREÇO | A partir de R$ 20.990 |
MOTOR | 1 cilindro, 155 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 15,4 cavalos a 8.000 rpm |
TORQUE | 1,4 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 58,0 x 58,7 mm |
CÂMBIO | CVT |
CHASSI | Underbone |
COMPRIMENTO | 1.935 mm |
LARGURA | 740 mm |
ALTURA | 1.160 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.340 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 125 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 765 mm |
PESO | 131 kg |
TANQUE | 7,1 litros |
FREIOS | ABS de dois canais |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 230 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 230 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70 - 13M/C 48P sem câmara |
PNEU TRASEIRO | 130/70 - 13M/C 63P sem câmara |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 100 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Motor-balança de 86 mm |
CORES | Racing Blue, Solar Red, X-Black e matt gray |
Saiba mais sobre a nova Honda PCX 160 2023