Yamaha Neo's 2026 elétrica lançada oficialmente por R$ 33.990
Primeira moto elétrica da marca no Brasil chega às lojas em fevereiro
A Yamaha definiu o preço da Neo’s Connected, sua primeira moto elétrica nacional e que começa a ser vendida agora em fevereiro por R$ 33.990. A scooter elétrica —que começou a ser fabricada neste mês em Manaus— chama a atenção pelo visual futurista, destacando os faróis duplos de LED e a lanterna saltada na traseira.
A scooter vem equipada com rodas de liga leve de 13 polegadas e um banco com altura de 795 mm. As dimensões da scooter são 1.875 mm de comprimento, 695 mm de largura, 1.120 mm de altura, e 1.305 mm de distância entre eixos. O peso sem a bateria é de 90 kg.
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Sob o banco, há conectores para duas baterias removíveis. Quando o piloto for usar apenas uma bateria, é possível guardar um capacete fechado no espaço abaixo do banco. Com as duas baterias instaladas, é possível guardar um capacete aberto, mas a própria Yamaha avisa que, dependendo do tamanho ou do tipo de capacete, ele pode não caber.
O painel é uma pequena tela de LCD que mostra velocímetro, hodômetro, hodômetro parcial, relógio e ícones de conectividade. A moto conta com o sistema de conexão Y-CONNECT, que permite monitoramento e controle de várias funções através de um aplicativo. A partida é por chave remota.
Velocidade limitada
A Neo’s oferece dois modos de condução. O modo padrão (STD) permite atingir até 40 km/h, enquanto o modo econômico (ECO) limita a velocidade a 35 km/h para aumentar a autonomia. A Yamaha diz que o ruído gerado pela scooter é de apenas 55 dB a sete metros de distância, significativamente mais silenciosa que modelos a combustão, que chegam a 71 dB nas mesmas condições.
Motorização e autonomia
O motor elétrico da scooter é do tipo sincronizado trifásico de excitação, tem potência máxima de 2,4 kW (3,2 cv) e torque de 13,7 kgfm.
As duas baterias de lítio, com tensão de 50,4 V, têm capacidade máxima de 23,2 Ampère-hora (Ah) e rendem uma autonomia de até 71 km, segundo a marca. Uma luz amarela com uma tartaruga acende no painel para indicar quando o nível da bateria é menor ou igual a 20%, então a velocidade é reduzida.
Suspensão e freios
O sistema de suspensão dianteira é composto por garfo telescópico com 90 mm de curso. Já o conjunto traseiro é formado por um braço oscilante com curso de 84 mm.
O sistema de freios é composto por um disco de 200 mm na roda dianteira, com acionamento hidráulico, e tambor mecânico na roda traseira. Os pneus, sem câmara, têm medidas 110/70 -13 na dianteira e 130/70-13 na traseira.
A Yamaha Neo’s estará disponível nas cores e-BLUE (Azul Fosco), e-BLACK (Preto Metálico) e e-WHITE (Branco Metálico), sempre com as rodas pretas.