Yamaha MT-09 2024: visual agressivo e motor 'amplificado'
Modelo ganha novo design, incluindo farol dianteiro projetor de LED bifuncional. Motor tricilíndrico de 119 cavalos recebeu som incrementado; conheça detalhes
A Yamaha MT-09 2024 foi oficialmente apresentada na Europa com novidades em seu 10º aniversário. Apesar de manter a já conhecida base, a naked evoluiu em diversos sentidos, incluindo visual repaginado, além de também receber novidades em sua parte mecânica e ciclística. O que mais chama atenção a princípio é o novo farol dianteiro.
O modelo, que deve ser um dos destaques da empresa no EICMA 2023, o Salão de Milão, ganhou novo sistema de LED com projeto bifuncional na dianteira. As alterações no design seguem com uma carroceria "mais fina", que segundo a empresa, teve inspiração em suas motos de motocross. Por sua vez, a traseira também foi redesenhada.
VEJA TAMBÉM:
- XRE 300 Sahara 2024: 5 fatos que já sabemos
- Viúva negra, sete galo: veja os apelidos de motos clássicas
Para esta temporada, a MT-09 passa a contar com luzes de freio e lanterna separadas, combinando acabamento vermelho e também esfumaçado. O tanque também recebeu novo desenho com objetivo de trazer uma posição de pilotagem "mais envolvente", disse a empresa. O depósito de combustível conta também com novo método de produção feito por prensa.
Junto a esta mudança também veio uma posição de pilotagem revista que busca trazer mais conforto e liberdade de movimento ao motociclista, segundo aponta a Yamaha. Além de novos pedais de freio e de câmbio, a MT-09 recebeu novo assento, agora bipartido, separando piloto e garupa.
Motor amplificado
Como base a moto mantém o conhecido motor de 3 cilindros, de 890 cc, em sua versão mais recente que já atende ao EURO 5. O propulsor rende 119 cavalos a 10.000 rpm e 9,5 kgfm de torque a 7.000 rpm. A empresa incrementou o som deste tricilíndrico com uma caixa de ar revisada e com a introdução de uma nova grade de amplificador acústico no topo da moto. Isso deve tornar a pilotagem mais instigante ao motociclista.
Além do motor, a moto passou por alterações nos freios, com a chegada de novo cilindro mestre radial da Brembo, e também nas suspensões, com sistema ajustável pensado para melhor comportamento esportivo, segundo a fabricante. Por sua vez, os pneus passam a ser Bridgestone Battlax Hypersport S23 M. Outra novidade está no painel, que conta com tela TFT colorida com conectividade e navegação por smartphone.
O modelo está chegando aos mercados europeus, mas não há previsão de quando desembarca no Brasil. Por aqui, ainda estamos com o visual anterior da MT-09, ainda mais antigo do que o modelo 2023 da Europa, mas já vendido no mercado nacional como 2024. Na Europa, a MT-09 2024 de novo visual chega por 10.899 euros.
MAIS DO MUNDO MOTO