Yamaha mostra moto híbrida (de verdade)
Sistema é diferente do equipamento leve já vendido no Brasil com a Fluo
A Yamaha já vende motos híbridas, inclusive no Brasil, oferecendo a Fluo. Mas o sistema atual é do tipo leve, onde o motor elétrico não movimenta a moto. Ele só dá um impulso extra ao propulsor a gasolina, ajudando a melhorar o desempenho, economizar combustível e reduzir as emissões de poluentes.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
Mas agora a marca parece que quer investir em modelos híbridos de verdade. Em seu canal global do YouTube, a montadora japonesa publicou um vídeo onde mostra o sistema híbrido paralelo, que conta com um motor a combustão, um gerador ligado a ele e um segundo motor elétrico acoplado à roda traseira.
Veja o vídeo
Como funciona
No modo automático, a moto começa como uma elétrica, usando apenas o motor montado no eixo traseiro. No modo de condução híbrida em série, o motor de combustão interna também será acionado, fornecendo energia para a roda traseira por meio da transmissão por correia e recarregando a bateria da motocicleta por meio do gerador.

O terceiro modo pode combinar os dois motores para gerar um “Boost” para ser usado em ultrapassagens. Em “triple boost”, o gerador também trabalha para dar mais torque ao conjunto.
No vídeo, a Yamaha deixa claro que se trata de um estudo, então o conceito apresentado, uma espécie de scooter, não necessariamente será a moto que chegará às lojas. A motorização híbrida pode ser aplicada em outros modelos ou até em motos já existentes.