Yamaha lança nova moto retrô mais barata
Custando o equivalente a R$ 17 mil, XSR 155 foi apresentada para atender ao mercado filipino, que pede motos menores
Algumas vezes, o que determina o projeto de uma moto nova é a demanda do público. Outras vezes, é a legislação. No caso das Filipinas, grandes taxações são aplicadas a motos com motores grandes, gerando uma procura por pequenas, mas estilosas motos. Para atender esse último caso, a Yamaha apresentou por lá a XSR 155, custando 162.000 pesos filipinos, ou cerca de R$ 17,4 mil na conversão direta.
A família Yamaha XSR é vendida na Europa desde 2016, mesclando arquitetura e motorização modernas com toques visuais retrô. Por lá, a Yamaha já oferece as XSR 900 e a XSR 700, que são basicamente as versões mais estilosas, respectivamente, das MT-09 e MT-07 também comercializadas no Brasil. Para as Filipinas, XSR 900 e XSR 700 não são disponibilizadas. No entanto, a Yamaha introduziu por lá a XSR 155 exatamente para quem quer a mescla de elementos modernos com visual clássico da linha XSR com valores mais acessíveis.
A menor moto da família é equipada com um motor monocilíndrico de 155 cm³ e refrigeração líquida. Ele consegue desenvolver 19,3 cv de potência máxima a 10.000 rpm e torque máximo de 1,49 kgfm a 8.500 rpm, contando com transmissão de seis velocidades dotada de embreagem assistida e deslizante.
Outros itens comuns nas motos maiores da família XSR e não muito vistos em motos pequenas são o farol dianteiro de LED, suspensão dianteira com garfo invertido e balança traseira de alumínio. O painel instrumentos é todo digital de LCD e conta com indicador de marcha e de consumo, entre outras informações.