Yamaha lança mais um scooter de três rodas
Depois da Niken, marca japonesa aposta em mais uma solução diferente na sua linha de mobilidade urbana
Em 2018, a Yamaha fez uma aposta alta e apresentou ao mercado o Niken, uma mescla de moto aventureira e scooter, mas com uma solução bem diferente: na dianteira, o modelo utiliza duas rodas e a inclinação da moto se dá por meio da movimentação em paralelogramo dos amortecedores dianteiros, fixados centralmente ao chassi.
Aparentemente, a complexidade de se ter um scooter de três rodas não assustou a Yamaha e a marca dos três diapasões acabou de apresentar na Inglaterra a Tricity 300, um maxi-scooter de entrada com uma versão simplificada da suspensão dianteira da Niken. O modelo foi apresentado em novembro do ano passado durante o EICMA, o Salão Internacional de Motocicletas de Milão (ITA).
Desembarcando em julho na Inglaterra, a Yamaha Tricity custará por lá 7.399 libras esterlinas, ou cerca de R$ 49,5 mil na conversão direta. A novidade trará um motor de 300 cm³ com arrefecimento a líquido e sua força será levada à roda traseira por meio de um câmbio automático de relações continuamente variáveis (CVT). A marca ainda não divulgou as especificações de performance da moto.
O que se sabe até o momento é que esse novo Yamaha Tricity 300 terá rodas dianteiras de 14 polegadas calçadas por pneus de 120 mm de largura, o que a marca afirma prover uma experiência natural ao se deitar nas curvas como uma motocicleta comum. A distribuição de peso também deverá ser de 50% na dianteira e 50% na traseira, interferindo o mínimo possível na experiência de condução.
A novidade também traz uma função que trava a suspensão dianteira com a moto parada, evitando que ela caia ou que o piloto precise usar as pernas para se equilibrar. O espaço sob o banco promete acomodar dois capacetes. Chave presencial, controle de tração e até mesmo um freio de mão estão na lista de itens de série.