Yamaha investe em veículos que andam sozinhos
Fabricante japonesa trabalha em parceria com a Tier IV no desenvolvimento de soluções de transporte automatizadas para instalações fabris
A Yamaha anunciou nesta sexta-feira, 22 de julho, um novo investimento para o desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma. O objetivo inclui o transporte automatizado para instalações fabris. O movimento foi feito por meio de um novo investimento na empresa Tier IV - o terceiro desde 2017.
Essa nova etapa da parceria faz parte do plano de novos negócios até 2024 da fabricante, anunciado em fevereiro deste ano. "Por meio desta e de outras iniciativas, a Yamaha Motor visa fornecer várias soluções, estabelecendo ainda mais a tecnologia para condução automatizada de baixa velocidade sob condições específicas", disse a empresa.
VEJA TAMBÉM:
- VÍDEO: Yamaha XSR125 Legacy, a pequena clássica moderna desejada no Brasil
- BMW R18 passa por customização insana antes de chegar ao Brasil; veja fotos
Em 2020, a Yamaha estabeleceu a “eve autonomy, Inc.” em uma joint-ventur com a Tier IV para comercializar e tornar realidade um negócio de soluções automatizadas de transporte. A Tier IV está liderando o desenvolvimento do Autoware, o primeiro sistema operacional de direção autônoma de código aberto do mundo.
Apesar de o foco deste projeto seja estabelecer a tecnologia de direção autônoma, nada foi mencionado em relação às motocicletas. No campo das duas rodas, a Yamaha vem desenvolvendo projetos que envolvem certas ações de controle eletrônico da direção das motos.
Um exemplo é o Motoroid, que utiliza inteligência artificial para "não cair" e se movimentar; outra iniciativa foi o Motobot, um "robô motociclista" que pode pilotar na pista. Por ora, no entanto, estes dois projetos não ganharam novidades nos últimos anos.
MAIS DO MUNDO MOTO