Yamaha Fazer 150 e Factor 125 saem de linha no Brasil [OFICIAL]
Informação foi confirmada pela marca à nossa reportagem. Factor 150 e DX são as substitutas
As Yamaha Fazer 150 e Factor 125 estão saindo de linha no Brasil. Os modelos serão substituídos pelos lançamentos Factor 150 DX e Factor 150, respectivamente, revelou a montadora ao MOTOO.
Ainda no dia 19 de dezembro nossa reportagem questionou a empresa sobre o assunto. Fazer 150 e Factor 125 já são modelos 2025, mas não tiveram novidades apresentadas como outros modelos incluindo Lander, FZ25 e NMax, por exemplo.

Veja o comunicado, na íntegra, enviado ao MOTOO:
"A Yamaha confirma que o modelo FACTOR 125i UBS será substituído pela NOVA YAMAHA FACTOR e o modelo FAZER 150 será substituído pela NOVA YAMAHA FACTOR DX.
A marca reforça que observa as tendências e está sempre atenta ao mercado de motocicletas brasileiro. A Yamaha continua investindo em novos produtos e na expansão da rede de concessionários no Brasil."
Além da nova linha Factor 2025, a Yamaha tem nesta faixa de cilindrada a opção da FZ15 2025. Para o próximo ano também está confirmada a chegada a aventureira Ténéré 700 ao Brasil.
Como é a nova Factor 150 2025?
A linha 2025 da Factor 150 traz atualizações no design e adequações mecânicas para atender às exigências da nova legislação ambiental Promot 5. Entre as mudanças, destacam-se o novo farol em LED, carenagens redesenhadas em torno do tanque de combustível e um spoiler do motor. A tampa do tanque também foi reformulada, adotando o formato aviador.

Os preços da Factor 150 são (sem incluir o frete):
- Yamaha Factor 150 2025: R$ 17.690
- Yamaha Factor 150 DX 2025: R$ 18.490
Painel digital modernizado
O painel digital da Factor 150 foi atualizado com um display LCD do tipo “Blackout”, que agora inclui indicador de marchas e a função ECO. Na versão DX, o modelo ganha luzes de posição integradas ao farol, rodas com acabamento exclusivo e spoiler do motor com visual diferenciado. Além disso, o motor da variante DX é pintado na cor preta.

Versão DX com pacotes adicionais
A Factor 150 DX também está disponível com um pacote de acessórios que inclui porta USB com entradas dos tipos A e C, além de cavalete central. Esses itens adicionais elevam o preço da motocicleta para R$ 18.990.

Dimensões e capacidade
A motocicleta ganhou peso, passando de 127 kg para 133 kg em ordem de marcha. O tanque de combustível sofreu uma leve redução na capacidade, comportando 15,4 litros em comparação aos 15,7 litros da versão anterior. Nas dimensões gerais, o modelo possui 2.015 mm de comprimento, 750 mm de largura e 1.095 mm de altura. A altura do assento é de 785 mm, enquanto a distância do solo é de 170 mm e o entre-eixos, de 1.325 mm.

Pneus e rodas
As rodas de liga leve de 18 polegadas foram mantidas, calçadas com pneus Michelin Pilot Street 2. O pneu traseiro agora é mais largo, com medidas de 100/80-18.

Ajustes no desempenho do motor
Equipada com o motor monocilíndrico flex de 150 cm³, a Factor 150 passou por ajustes para atender à nova legislação ambiental. Como resultado, a potência foi reduzida em 0,4 cv, gerando agora 12 cv a 7.250 rpm. O torque permanece em 1,3 kgfm. Apesar da redução, o modelo se mantém competitivo dentro do segmento.

Freios e suspensões inalterados
O sistema de freios da Factor 150 segue com tecnologia UBS, que distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira. O disco dianteiro tem 245 mm, enquanto a traseira utiliza tambor de 130 mm, sem a presença de sistema ABS. As suspensões também permanecem as mesmas, com garfo telescópico de 120 mm na dianteira e duplo amortecedor de 111 mm na traseira.

Novas opções de cores
A linha 2025 da Factor 150 também traz cores renovadas. A versão de entrada está disponível nas cores Sports White (branco sólido), Red Hot (vermelho metálico) e Black Eclipse (preto sólido). Já a variante DX oferece as tonalidades Matt Black (preto fosco), Racing Blue (azul metálico) e Midnight Black (preto metálico).
MAIS DO MUNDO MOTO