Yamaha Factor 150 e Fazer 150: quais as diferenças entre elas?
Motos urbanas têm muito em comum, mas alguns detalhes que podem pesar na hora de escolher por uma delas
Se a Yamaha considerasse a Factor 150 e a Fazer 150 como um modelo apenas, ela teria a 5ª motocicleta mais vendida do país, com quase 49 mil emplacamentos em 2021. Separadas, a primeira é a 7ª mais vendida enquanto a segunda figura na 15ª posição.
Apesar dos nomes diferentes, elas são muito semelhantes, assim como uma CG 160 Fan e uma CG 160 Titan, da Honda. Há, é claro, detalhes que a separam e podem pesar na decisão de compra do consumidor.
Mas afinal quais são eles? MOTOO mostra a seguir o que diferencia a Factor 150 da Fazer 150, além do preço mais em conta (em dezembro a primeira custava R$ 12.590 enquanto a segunda saída por R$ 14.090, sem incluir frete e o estado de São Paulo).
Mecânica
Ambas utilizam o motor monocilíndrico flex de 149 cc. Não há diferença no desempenho dele, que gera 12,4 cv de potência e 1,3 kgfm de torque com etanol. A transmissão é idêntica, sincronizada, de cinco velocidades com embreagem multi-disco úmida.
A Yamaha também não fez alterações nos freios: as duas são equipadas freios UBS (Unified Brake System), que permitem o acionamento de ambos por meio de um cabo de aço que conecta o tambor traseiro com o disco dianteiro. As dimensões são as mesmas, confirmando a proximidade de desempenho das duas motos.
As suspensões se repetem, com adoção de garfo telescópico na frente e balança traseira. O curso é praticamente igual com uma ligeira diferença para a roda traseira da Fazer, que é um milímetro maior. Já os pneus da Factor têm um perfil um pouco mais estreito e alto.
Dimensões e capacidades
Ponto importante favorável à Factor 150 é o peso líquido, três quilos menor que o da Fazer (127 kg contra 130 kg), que é suficiente para refletir no desempenho. Por falar nisso, o tanque da Factor comporta um pouco mais de combustível, mas tem uma reserva menor que o da Fazer. Ou seja, na prática, as duas têm uma capacidade muito próxima.
Até nas dimensões as duas motocicletas confirmam sua similaridade. Comprimento e altura são os mesmos, mas a Factor é mais alta (4 cm), fruto da altura mínima do solo maior, de 175 mm contra 160 mm. Apesar disso, a altura do assento delas é igual: 785 mm. Há ainda um pequeno reflexo na distância entreeixos, de 5 mm maior na Fazer.
Design e equipamentos
No visual, a Fazer naturalmente se mostra mais atraente graças às carenagens e molduras mais esportivas, porém são aspectos que não chegam a influenciar o comportamento delas.
O ponto que mais destoa nas duas motos da Yamaha é o painel. A Factor vem equipada com uma tela digital inteiriça enquanto a Fazer possui conta-giros analógico e um visor digital menor num layout assimétrico.
Vendas
O preço mais em conta da Factor 150 e seu pacote de itens muito parecido com o da Fazer 150 fazem dela um modelo com procura muto maior. Em 2021, foram 32,1 mil unidades emplacadas contra apenas 16,7 mil da Fazer.
Com pequenas diferenças e preços separados por R$ 1.500, a Factor 150 e Fazer 150 poderiam ser apenas uma motocicleta no portfólio da Yamaha. Sem força para competir com a Honda, a fabricante ao menos corrigiria uma distorção que hoje afasta seu modelo de 149 cc das primeiras posições do ranking.
Modelo | Factor 150 | Fazer 150 | |
---|---|---|---|
Preço | combustível | R$ 12.590,00 | R$ 14.090,00 |
Motor | |||
Cilindrada | 149 cc | 149 cc | |
Potência | etanol | 12,4 cv | 12,4 cv |
Potência | gasolina | 12,2 cv | 12,2 cv |
Torque | etanol | 1,3 kgfm | 1,3 kgfm |
Torque | gasolina | 1,3 kgfm | 1,3 kgfm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo telescópico | |
Suspensão traseira | Balança traseira | Balança traseira | |
Curso da suspensão dianteira | 120 mm (suspensão) / 120 mm (roda) | 120 mm (suspensão) / 120 mm (roda) | |
Curso da suspensão traseira | 92 mm (suspensão) / 111 mm (roda) | 92 mm (suspensão) / 112 mm (roda) | |
Sistema de transmissão | Sincronizada, 5 velocidades | Sincronizada, 5 velocidades | |
Transmissão final | Corrente | Corrente | |
Embreagem | Multi-Disco úmida | Multi-Disco úmida | |
Sistema de freios | UBS | UBS | |
Freio dianteiro | Disco Hidráulico | Disco Hidráulico | |
Ø do freio dianteiro | 245 mm (Ø externo) | 245 mm (Ø externo) | |
Freio traseiro | Tambor mecânico | Tambor mecânico | |
Ø do freio traseiro | 130 mm | 130 mm | |
Comprimento | 2015 mm | 2015 mm | |
Largura | 735 mm | 735 mm | |
Altura | 1095 mm | 1055 mm | |
Altura mínima do solo | 175 mm | 160 mm | |
Distância entre eixos | 1325 mm | 1330 mm | |
Altura do assento | 785 mm | 785 mm | |
Pneu dianteiro | METZELER/ME STREET 2,75-18M/C (42P) | METZELER/ME STREET 2,75-18 (42P) | |
Pneu traseiro | METZELER/ME STREET 90/90-18M/C (57P) | METZELER/ME STREET 100/80-18 (59P) | |
Tipo de chassi | Diamante | Diamante | |
Peso Líquido | 127 kg | 130 kg | |
Capacidade do tanque (reserva) | 15,7L (2,2L) | 15,2L (3L) |
Fonte: Yamaha