Yamaha Factor 150 e Fazer 150: quais as diferenças entre elas?

Motos urbanas têm muito em comum, mas alguns detalhes que podem pesar na hora de escolher por uma delas
Fazer 150 e Factor 150: o que une e separa as duas motos urbanas da Yamaha?

Fazer 150 e Factor 150: o que une e separa as duas motos urbanas da Yamaha? | Imagem: Divulgação

Se a Yamaha considerasse a Factor 150 e a Fazer 150 como um modelo apenas, ela teria a 5ª motocicleta mais vendida do país, com quase 49 mil emplacamentos em 2021. Separadas, a primeira é a 7ª mais vendida enquanto a segunda figura na 15ª posição.

Apesar dos nomes diferentes, elas são muito semelhantes, assim como uma CG 160 Fan e uma CG 160 Titan, da Honda. Há, é claro, detalhes que a separam e podem pesar na decisão de compra do consumidor.

Mas afinal quais são eles? MOTOO mostra a seguir o que diferencia a Factor 150 da Fazer 150, além do preço mais em conta (em dezembro a primeira custava R$ 12.590 enquanto a segunda saída por R$ 14.090, sem incluir frete e o estado de São Paulo).

Mecânica

Ambas utilizam o motor monocilíndrico flex de 149 cc. Não há diferença no desempenho dele, que gera 12,4 cv de potência e 1,3 kgfm de torque com etanol. A transmissão é idêntica, sincronizada, de cinco velocidades com embreagem multi-disco úmida.

A Yamaha também não fez alterações nos freios: as duas são equipadas freios UBS (Unified Brake System), que permitem o acionamento de ambos por meio de um cabo de aço que conecta o tambor traseiro com o disco dianteiro. As dimensões são as mesmas, confirmando a proximidade de desempenho das duas motos.

A Factor e a Fazer vistas de lado e de frente
A Factor e a Fazer vistas de lado e de frente
Imagem: Divulgação

As suspensões se repetem, com adoção de garfo telescópico na frente e balança traseira. O curso é praticamente igual com uma ligeira diferença para a roda traseira da Fazer, que é um milímetro maior. Já os pneus da Factor têm um perfil um pouco mais estreito e alto.

Dimensões e capacidades

Ponto importante favorável à Factor 150 é o peso líquido, três quilos menor que o da Fazer (127 kg contra 130 kg), que é suficiente para refletir no desempenho. Por falar nisso, o tanque da Factor comporta um pouco mais de combustível, mas tem uma reserva menor que o da Fazer. Ou seja, na prática, as duas têm uma capacidade muito próxima.

Até nas dimensões as duas motocicletas confirmam sua similaridade. Comprimento e altura são os mesmos, mas a Factor é mais alta (4 cm), fruto da altura mínima do solo maior, de 175 mm contra 160 mm. Apesar disso, a altura do assento delas é igual: 785 mm. Há ainda um pequeno reflexo na distância entreeixos, de 5 mm maior na Fazer.

O painel digital da Factor e o conjunto assimétrico da Fazer
O painel digital da Factor e o conjunto assimétrico da Fazer
Imagem: Divulgação

Design e equipamentos

No visual, a Fazer naturalmente se mostra mais atraente graças às carenagens e molduras mais esportivas, porém são aspectos que não chegam a influenciar o comportamento delas.

O ponto que mais destoa nas duas motos da Yamaha é o painel. A Factor vem equipada com uma tela digital inteiriça enquanto a Fazer possui conta-giros analógico e um visor digital menor num layout assimétrico.

Vendas

O preço mais em conta da Factor 150 e seu pacote de itens muito parecido com o da Fazer 150 fazem dela um modelo com procura muto maior. Em 2021, foram 32,1 mil unidades emplacadas contra apenas 16,7 mil da Fazer.

Com pequenas diferenças e preços separados por R$ 1.500, a Factor 150 e Fazer 150 poderiam ser apenas uma motocicleta no portfólio da Yamaha. Sem força para competir com a Honda, a fabricante ao menos corrigiria uma distorção que hoje afasta seu modelo de 149 cc das primeiras posições do ranking.

Apesar da mecânica idêntica, o visual das duas Yamaha é marcado por diferenças de estilo
Apesar da mecânica idêntica, o visual das duas Yamaha é marcado por diferenças de estilo
Imagem: Divulgação
Modelo   Factor 150 Fazer 150
Preço combustível R$ 12.590,00 R$ 14.090,00
Motor      
Cilindrada   149 cc 149 cc
Potência etanol 12,4 cv 12,4 cv
Potência gasolina 12,2 cv 12,2 cv
Torque etanol 1,3 kgfm 1,3 kgfm
Torque gasolina 1,3 kgfm 1,3 kgfm
Suspensão dianteira   Garfo telescópico Garfo telescópico
Suspensão traseira   Balança traseira Balança traseira
Curso da suspensão dianteira   120 mm (suspensão) / 120 mm (roda) 120 mm (suspensão) / 120 mm (roda)
Curso da suspensão traseira   92 mm (suspensão) / 111 mm (roda) 92 mm (suspensão) / 112 mm (roda)
Sistema de transmissão   Sincronizada, 5 velocidades Sincronizada, 5 velocidades
Transmissão final   Corrente Corrente
Embreagem   Multi-Disco úmida Multi-Disco úmida
Sistema de freios   UBS UBS
Freio dianteiro   Disco Hidráulico Disco Hidráulico
Ø do freio dianteiro   245 mm (Ø externo) 245 mm (Ø externo)
Freio traseiro   Tambor mecânico Tambor mecânico
Ø do freio traseiro   130 mm 130 mm
Comprimento   2015 mm 2015 mm
Largura   735 mm 735 mm
Altura   1095 mm 1055 mm
Altura mínima do solo   175 mm 160 mm
Distância entre eixos   1325 mm 1330 mm
Altura do assento   785 mm 785 mm
Pneu dianteiro   METZELER/ME STREET 2,75-18M/C (42P) METZELER/ME STREET 2,75-18 (42P)
Pneu traseiro   METZELER/ME STREET 90/90-18M/C (57P) METZELER/ME STREET 100/80-18 (59P)
Tipo de chassi   Diamante Diamante
Peso Líquido   127 kg 130 kg
Capacidade do tanque (reserva)   15,7L (2,2L) 15,2L (3L)

Fonte: Yamaha

Por

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses.

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