Yamaha elétrica de motocross está quase pronta
Modelo para competição entra em fase final de desenvolvimento e poderá funcionar até submersa
A Yamaha trabalha já em fase final de desenvolvimento em uma moto elétrica para motocross. Os desafios são diversos, e os últimos desenhos mostram que eles estão sendo superados.
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Um deles é no acoplamento do motor elétrico à transmissão. No projeto inicial, apresentado como o conceito TY-E, havia uma embreagem que modular o torque no acoplamento, mas isso poderia ser desconfortável e até perigoso.
As patentes publicadas pela Cycle World, por sua vez, mostram que essa embreagem foi eliminada e trocada por um conjunto de molas entre o motor e a transmissão para suavizar essa transição. Além disso, essas molas são capazes de armazenar energia de forma momentânea para aumentar a potência do motor.
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Outro problema aparentemente sanado é a capacidade de imersão, afinal se trata de uma moto cross que, eventualmente, precisa encarar a água. Para isso, o motor e a transmissão podem ser vedados. A Yamaha instalou respiros instalados em uma posição mais alta para que a motocicleta possa atravessar águas rasas.
A Cycle World aposta que a moto elétrica seja capaz de ir mais fundo do que uma moto a gasolina, já que não tem entradas de ar e nem escapamento no modelo elétrico, que se parece mais um produto final agora do que quando foi apresentada sob o conceito TY-E.
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