Por que a Yamaha investe em sistema de direção elétrica para motos
Com o novo EPS, marca japonesa quer tornar pilotagem em motocicletas mais segura e ágil; dispositivo será testado em competições antes de chegar às ruas
Nos carros o uso de um dispositivo de assistência na direção, hidráulica ou elétrica, parece algo óbvio para quem já teve que fazer aquela força no volante na hora de manobrar um modelo sem essas tecnologias. Para as motos, no entanto, algum auxílio na maneira de controlar o guidão ainda é algo bem novo, mas uma nova tecnologia proposta pela Yamaha pode estar mudando este cenário.
Ao girar o guidão da moto em baixa velocidade ou inclinado para fazer uma curva, geralmente não há necessidade de muita força empregada pelo motociclista. Mas ao contrário do que é visto nos carros, a proposta da Yamaha não é exigir menor força do usuário. O protótipo EPS (electric power steering, em inglês, ou simplesmente direção elétrica) tem como objetivo melhorar a estabilidade e agilidade das motos.
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Como funciona a direção elétrica nas motos?
Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre o sistema, mas a montadora japonesa adiantou que o EPS será utilizado em motos do campeonato japonês desta temporada a fim de agilizar pesquisa e desenvolvimento da tecnologia. De acordo com a Yamaha, a direção elétrica difere do que é visto em direções hidráulicas para automóveis.
Existem dois tipos de atuação para o EPS. O primeiro é funcionando como um amortecedor de direção, em altas velocidades, para aumentar a estabilidade da moto e diminuir a fadiga do piloto. Em um segundo foco de uso, o sistema atua em baixas velocidades como um assistente de direção complementando o controle do guidão de acordo com as manobras do piloto.
"Esses dois recursos juntos alcançam uma intervenção assistida que ainda parece natural para o motociclista", afirmou a montadora. Para fazer a leitura de movimentos a Yamaha utiliza sensores de torque magnéticos; eles são do mesmo tipo empregado em bicicletas elétricas, por exemplo, para perceber a força no pedal e entregar a energia de assistência nas pedaladas.
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Vamos ter motos com direção do tipo hidráulica ou elétrica?
A Yamaha disse que pretende utilizar o EPS em uma ampla linha de produtos, mas ainda não deu detalhes de quais e nem quando. Por enquanto, poderemos ver o sistema em funcionamento nos modelos YZ 450FMs e YZ 250F, ambos de competição. De acordo com a empresa, o uso em condições extremas como as de pista será importante para a evolução mais rápida.
Outras fabricantes, como BMW e Yamaha, por sua vez já apresentaram inovações que podem efetuar controle do guidão. Em 2019, a fabricante alemã mostrou o conceito de uma "moto que não cai" na R 1200 GS. Por sua vez, a Honda trabalha desde 2017 no Riding Assist, um sistema que permite a moto se equilibrar sem o auxílio do piloto.
A própria Yamaha já havia apresentado algo similar com o conceito Motoroid, que, inclusive, esteve no último Salão Duas Rodas, em 2019. Com o novo EPS, no entanto, esse tipo de tecnologia parece estar cada vez mais próxima da realidade. Durante o anúncio do dispositivo, a empresa afirmou que pretende equipar uma extensa lista de motos com seu controle de direção elétrica, mas ainda não especificou quando e nem em quais motos.
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