Yamaha Crosser 150 2023: o que mudou na rival de Honda Bros 160 e Haojue NK 150

Saiba quais as principais novidades no visual da trail, além do ganho de novos equipamentos. Modelo chega às lojas no final de abril partindo de R$ 16.590
Yamaha Crosser 150 Z ABS 2023 azul

Yamaha Crosser 150 Z ABS 2023 azul | Imagem: Yamaha

A Yamaha Crosser 150 2023 acaba de ser lançada no Brasil e vai chegar às concessionárias da empresa no final de abril. O modelo ganhou importantes mudanças, focadas na parte visual, e se renova para competir com Honda Bros 160 e a recém-chegada Haojue NK 150. Aqui no MOTOO, nós preparamos uma reportagem mostram o que mudou do modelo 2022 para o modelo 2023 da XTZ 150 Crosser.

FOTOS: veja todos detalhes da Crosser 150 2023


Para quem está em dúvida entre as motos on-off de Honda, Haojue e Yamaha, também fizemos uma análise sobre preço, ficha técnica, motor e equipamentos de Bros 160, NK 150 e Crosser 150

Quais as principais novidades da Crosser 150 2023:

  • Novo conjunto óptico redesenhado para farol e lanterna
  • Luzes do farol e lanterna passam a ser de LED
  • Novo painel, agora 100% digital, e com função ECO
  • Entrada USB abaixo do painel para recarregamento

Atualização do visual e cores


Desde quando chegou, em 2014, a Crosser 150 já contava com visual moderno, que ainda não estava defasado. A Yamaha acabou se antecipando e deu uma nova cara para o modelo. O novo desenho, sobretudo na dianteira, deu um ar mais robótico ao modelo, lembrando estilo visto na Fazer 250 e motos da linha MT. A traseira, por sua vez, é mais "normalzinha", mas também ganhou modernidade.


Algo bem importante dentro da renovação estética está com o novo conjunto óptico com luzes e projetor de LED, tanto para farol como lanterna. Segunda a empresa, isso garante mais amplitude e iluminação para a Crosser, sobretudo durante a noite. A empresa diz que a tecnologia também permite menor consumo energético e maior durabilidade.

 
Com novos grafismos no modelo 2023, a Crosser mudou também a disponibilidade de cores. A opção S, mais urbana, tem agora cores preto e vermelho (no lugar da branca), enquanto para a Z, mais off-road, foram mantidas as opções azul e bege.

 
Painel e tomada de 12V


Um incremento bem interessante na XTZ 150 Crosser foi a adoção de uma tomada de 12V logo abaixo do painel. Com o uso cada vez mais rotineiro de smartphones nas motos, essa é uma novidade mais que bem-vinda, inclusive, a concorrente Haojue NK 150 também possui uma tomadinha ao lado do guidão. Ainda nos equipamentos, a trail da Yamaha ganhou novo painel 100% digital e do tipo blackout - com fundo escuro que facilita a visualização.


O display lembra o estilo visto na Lander 250. Com iluminação de LED, ele possui mútiplas funções, como marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro. Também há a função ECO, que indica ao motociclista quando a pilotagem está mais econômica, auxiliando para um menor gasto de combustível. 


Em quanto o preço da Crosser aumentou?


Em mudanças de geração ou atualizações como no caso da Crosser 150, sempre é aguardado algum aumento no preço. A Crosser 150 2023 ficou R$ 400 mais cara em cada uma das versões. O preço base para o Brasil da Crosser 150 S é de R$ 16.590, enquanto a Crosser 150 Z sai por R$ 16.790. Para o estado de São Paulo os valores são: R$ 17.160 (versão S) e R$ 17.368 (versão Z).


Motorização segue a mesma


Na parte mecânica a Crosser não passou por modificações (veja mais detalhes na ficha técnica ao final da reportagem). O motor segue o mesmo monocilíndrico flex, de 149 cc, que rende 12,4 cavalos de potência a 7.500 rpm e 1,3 kgm de torque a 6.000 rpm. Na dianteira há sistema ABS de freio e disco de 245 mm, enquanto a traseira está equipada com disco de 203 mm (sem ABS). As suspensões são do tipo telescópica, de 180 mm (dianteira), e monocross com link de 160 mm (traseira).

Yamaha Crosser 150 2023: FICHA TÉCNICA

 

Yamaha Crosser 150 

PREÇO  A partir de R$ 16.590
MOTOR 1 cilindro, 149 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Flex
POTÊNCIA ETANOL 12,4 cavalos a 7.500 rpm
POTÊNCIA GASOLINA  12,2 cavalos a 7.500 rpm
TORQUE ETANOL E GASOLINA 1,3 kgfm a 6.000 rpm
CONSUMO Não definido
DIÂMETRO x CURSO 57,3 mm x 57,9 mm
CÂMBIO Manual de 5 marchas
COMPRIMENTO 2.050 mm
LARGURA 830 mm
ALTURA 1.160mm
ENTRE-EIXOS 1.385 mm
DISTÂNCIA DO SOLO Não divulgado
ALTURA DO ASSENTO 845 mm
PESO 137 kg
TANQUE 12 litros
FREIOS ABS, na dianteira
FREIO DIANTEIRO Disco de 245 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 203 mm
PNEU DIANTEIRO 90/90-19 M/C (52P) - Levorin - Michelin
PNEU TRASEIRO 110/90-17 M/C (60P) - Levorin - Michelin
SUSPENSÃO DIANTEIRA Telescópica de 180 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Monocross com link de 160 mm
CORES Preto, vermelho, azul e bege
 
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Yamaha Crosser 150

Yamaha Crosser 150

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos