Yamaha confirma produção de 2 scooters elétricos; conheça modelos
Com foco na mobilidade urbana, E01 e E02 são os conceitos que darão base a futuros modelos. Expectativa é que usem baterias removíveis.
A Yamaha confirmou que vai produzir dois novos scooters elétricos. Os modelos serão baseados nos conceitos E01 e E02, apresentados no Salão de Tóquio 2019.
Europa e Ásia serão os primeiros mercados a receberem os veículos, de acordo com informações do site “Eletrek”.
- Scooter: entenda as vantagens e desvantagens
Como são os scooters elétricos Yamaha
E01
Com um visual de linhas mais esportivas, o E01 tem capacidade equivalente a de um scooter à combustão de 125 cc. Assim, terá uma pegada bem urbana. Ainda sem as especificações técnicas divulgadas, o esperado é que tenha potência de cerca de 15 cavalos e possa atingir velocidade de cerca de 90 km/h.
Entre os detalhes revelados pela montadora sobre o E01 está o sistema de recarga rápida e uma “grande autonomia” de rodagem. Na lateral, o modelo carrega o nome Genesis.
E02
Também uma opção para cidades, o E02 é como uma “cinquentinha” elétrica. Deverá ser usada em pequenas distâncias, ajudando na mobilidade das cidades.
Com capacidade equivalente ao de motos de 50 cc, o modelo deve ter potência em torno de 5,3 cavalos e velocidade de até 45 km/h.
Veja também:
Baterias removíveis
Uma das tecnologias aguardadas para os scooters elétricos da Yamaha é o uso de baterias removíveis.
Desse modo, o usuário poderá trocá-las por baterias recarregadas em postos espalhados pelas cidades ao invés de aguardar toda a carga ser completa. Esse tipo de solução faz parte de esforços que unem Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki no desenvolvimento de motos elétricas.