Yamaha chega a 5 milhões de motos feitas no Brasil
Marca foi atingida após uma Fazer 250 sair da linha de produção em Manaus
Uma Yamaha Fazer FZ25 foi a moto de 5 milhões da marca feita no Brasil. A marca foi atingida na manhã desta segunda-feira (14), dias depois da linha 2025 ser apresentada com a renovação de modelos como Crosser 150, Lander, FZ25, FZ15, Factor, além de NMax e XMax.
A motocicleta de número 5.000.000, a Fazer azul, será guardada como item histórico da marca.
“A Yamaha celebra, com orgulho, a produção de cinco milhões de motocicletas, marco que reafirma nosso compromisso em atender as expectativas de milhões de consumidores, oferecendo qualidade e mostrando a dedicação da marca a todos que têm paixão pela vida e por aventuras”, destaca Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha Motor do Brasil.
A Yamaha chegou ao Brasil em novembro de 1970, ainda como importadora de modelos como a FT 50 Mini Enduro e a R5 de 350 cc. No dia 10 de outubro de 1974, a montadora japonesa inaugurou a sua primeira fábrica fora do Japão, em Guarulhos (SP), e lançou a primeira motocicleta fabricada no Brasil, a RD 50, carinhosamente chamada de “Cinquentinha”.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
Foi em 25 de outubro de 1985 que a Yamaha inaugurou sua segunda fábrica, em Manaus. Três anos depois surgiu a Yamaha Náutica e, em 1991, se tornou a primeira —e até hoje única— fábrica brasileira de motor de popa.
Atualmente, o portfólio da marca inclui 30 modelos de motocicletas, 29 de motores de popa e nove de motos aquáticas, as Waverunners. O grupo conta com 597 concessionárias, emprega mais de 3,4 mil funcionários diretos e produz, em média, 1.800 motocicletas por dia e 800 motores de popa por mês.