Yamaha aposta que moto elétrica é mais divertida que a gasolina
Evolução da motocicleta de trial, a TY-E 2.0, faz parte de planos ambiciosos da empresa para tornar linha mais "verde"
A Yamaha está despontando em 2022 como uma das fabricantes de motos mais ativas na eletrificação de seus modelos. Duas scooters já foram anunciadas: a Neo´s, que anda como uma "cinquentinha", e a E01, com desempenho mais parecido ao de uma 125 cc. Em mais uma dessas iniciativas, a empresa anunciou o desenvolvimento da TY-E 2.0, uma moto de trial elétrica.
Conhecida modalidade esportiva e de recreação, o trial consiste em subir verdadeiras pirambeiras com a moto, dar saltos, manobras, tudo em baixa velocidade -- muitas vezes, o piloto realmente para a moto sem colocar os pés no chão. O conceito 2.0 é uma evolução do modelo original da TY-E, revelado em 2018. Essa nova empreitada faz parte do plano global da empresa para alcançar neutralidade de carbono em todas suas atividades e produtos até 2050.
VEJA TAMBÉM:
- GOAT: Kawasaki cria robô-cabra que pode rodar como scooter; mas para o que?
- A arte sueca de fazer uma scooter elétrica com origamis de metal
Junto aos detalhes da moto, a empresa afirmou que o objetivo da TY-E é proporcionar mais diversão do que as motos de combustão interna. Mas como? "Aproveitando as características exclusivas dos veículos elétricos, como torque poderoso em baixa rotação e forte aceleração", disse a montadora. Por enquanto, o modelo não estará disponível à venda, mas participará do Campeonato Mundial de Trial, a partir de junho, aos comandos do piloto Kenichi Koroyama.
O que mudou na TY-E 2.0?
A nova TY-E apresenta chassi monocoque (na qual o revestimento é responsável pelo suporte do objeto) feita de laminados compostos. Isso, segundo a empresa, contribui para um peso mais leve e rigidez ideal. O posicionamento do motor e bateria também revisto, deixando o centro de gravidade significantemente mais baixo.
Por sua vez, a nova bateria tem 2,5 vezes mais capacidade do que a do modelo anterior. A empresa diz que a tração da TY-E também evoluiu graças a um novo ajuste do controle eletrônico em combinação com a parte mecânica.
VEJA TAMBÉM:
- Gasolina a R$ 8 o litro: veja 5 motos econômicas e acessíveis para poupar dinheiro
- Nova Mobylette: por que é preciso CNH e placa para rodar na rua
Veja a ficha técnica da TY-E 2.0
- Comprimento total × largura × altura: 2.003 milímetros × 830 milímetros × 1.130 milímetros
- Distância entre eixos: 1.310 milímetros
- Distância mínima ao solo: 340 milímetros
- Peso de freio: acima de 70kg
- Tipo de motor: elétrico
- Tipo de Bateria: Íon de lítio
- Chassi: moldura monocoque
CONHEÇA DETALHES SOBRE A SUCESSORA DA CB 1100