Yamaha aposta que moto elétrica é mais divertida que a gasolina

Evolução da motocicleta de trial, a TY-E 2.0, faz parte de planos ambiciosos da empresa para tornar linha mais "verde"
Yamaha TY-E 2.0 elétrica

Yamaha TY-E 2.0 elétrica | Imagem: Yamaha

A Yamaha está despontando em 2022 como uma das fabricantes de motos mais ativas na eletrificação de seus modelos. Duas scooters já foram anunciadas: a Neo´s, que anda como uma "cinquentinha", e a E01, com desempenho mais parecido ao de uma 125 cc. Em mais uma dessas iniciativas, a empresa anunciou o desenvolvimento da TY-E 2.0, uma moto de trial elétrica.

Conhecida modalidade esportiva e de recreação, o trial consiste em subir verdadeiras pirambeiras com a moto, dar saltos, manobras, tudo em baixa velocidade -- muitas vezes, o piloto realmente para a moto sem colocar os pés no chão. O conceito 2.0 é uma evolução do modelo original da TY-E, revelado em 2018. Essa nova empreitada faz parte do plano global da empresa para alcançar neutralidade de carbono em todas suas atividades e produtos até 2050.

VEJA TAMBÉM:

Junto aos detalhes da moto, a empresa afirmou que o objetivo da TY-E é proporcionar mais diversão do que as motos de combustão interna. Mas como? "Aproveitando as características exclusivas dos veículos elétricos, como torque poderoso em baixa rotação e forte aceleração", disse a montadora. Por enquanto, o modelo não estará disponível à venda, mas participará do Campeonato Mundial de Trial, a partir de junho, aos comandos do piloto Kenichi Koroyama.

Yamaha TY-E 2.0 elétrica
Yamaha TY-E 2.0 elétrica
Imagem: Yamaha

O que mudou na TY-E 2.0?

A nova TY-E apresenta chassi monocoque (na qual o revestimento é responsável pelo suporte do objeto) feita de laminados compostos. Isso, segundo a empresa, contribui para um peso mais leve e rigidez ideal. O posicionamento do motor e bateria também revisto, deixando o centro de gravidade significantemente mais baixo. 

Por sua vez, a nova bateria tem 2,5 vezes mais capacidade do que a do modelo anterior. A empresa diz que a tração da TY-E também evoluiu graças a um novo ajuste do controle eletrônico em combinação com a parte mecânica.

Bateria da Yamaha TY-E 2.0 elétrica
Bateria da Yamaha TY-E 2.0 elétrica
Imagem: Yamaha

VEJA TAMBÉM:

 

Veja a ficha técnica da TY-E 2.0

  • Comprimento total × largura × altura: 2.003 milímetros × 830 milímetros × 1.130 milímetros
  • Distância entre eixos: 1.310 milímetros
  • Distância mínima ao solo: 340 milímetros
  • Peso de freio: acima de 70kg
  • Tipo de motor: elétrico
  • Tipo de Bateria: Íon de lítio
  • Chassi: moldura monocoque

CONHEÇA DETALHES SOBRE A SUCESSORA DA CB 1100

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos