Yamaha R3 elétrica pode se equilibrar sozinha; assista
Em demonstração de nova tecnologia chamadas de AMSAS, fabricante japonesa revelou protótipo de modelo que evita quedas em manobras de baixa velocidade
A Yamaha revelou o protótipo de uma moto que pode "andar sozinha" no Japão. O sistema busca evitar quedas em motocicletas a velocidades de até 5 km/h, ou seja, em momentos de manobras de baixa velocidade. Esta nova tecnologia segue de um modo mais simples que os já conhecidos Motobot e Motoroid, veículos de condução autônoma apresentados no passado pela fabricante.
No entanto, dessa vez a ideia é bem mais simples e realista. Chamado de Advanced Motorcycle Stability Assist System (AMSAS), algo como "sistema de estabilidade avançado para motos", em português, o dispositivo pode ser instalado em motocicletas já existentes sem a necessidade de alterações no chassi, como a YZF-R3 mostrada no vídeo divulgado pela fabricante. A pequena esportiva foi convertida para motorização elétrica e recebeu a tecnologia, que é inserida na parte dianteira da moto. Veja detalhes em vídeo:
Utilizando uma unidade de medida inercial (IMU) de 6 eixos, o sistema conta com atuadores no guidão e na roda dianteira. Com base nas informações vindas dessa central eletrônica, a força do motor pode ir para frente e para trás, além de controle ser efetuado no guidão, permitem à moto manter o equilíbrio sozinha.
Como dito, isso vale desde a moto parada até no máximode 5 km/h. Em velocidades superiores, não nenhum tipo de controle sobre a estabilidade da moto. O sistema ainda está em fase de desenvolvimento, mas o foco é que ele possa realizar manobras em baixa velocidade e até parar a moto quando necessário.
Em um primeiro momento, não há informações se esta tecnologia será empregada em motos da marca para a venda.
Acidentes de motos
Em comunicado divulgado pela Yamaha, a empresa divulgou que pretende trabalhar junto aos clientes para "um mundo sem acidentes". Como parte deste plano, a fabricante japonesa busca mais seguranças por meio de tecnologias, habilidade dos usuários e conectividade. Recentemente, no EICMA 2022, a nova Tracer 9 GT+ foi revelada com cruzeiro adaptativo e frenagem unificada.
Honda e BMW
A própria Yamaha têm exemplos do uso de tecnologias que buscam evitar acidentes nas motos: são o Motoroid, que utiliza inteligência artificial para "não cair" e se movimentar; e o Motobot, um "robô motociclista" que pode pilotar na pista. Por ora, no entanto, estes dois projetos não ganharam novidades nos últimos anos. Além da Yamaha, já vimos outras fabricantes mostrarem tecnologias que permitem, de algum modo, as motos se equilibrarem sozinhas. No caso da Honda, há o desenvolvimento do Riding Assist, enquanto a BMW já empregou a tecnolgia em uma R 1200 GS além de revelar o conceito Vision Next 100, que seria "a prova de quedas".
MAIS DO MUNDO MOTO