Yamaha aposta em 'alumínio verde' para diminuir poluição nas motos
Matéria-prima possui baixo teor de carbono para ajudar a marca a atingir neutralidade de carbono. Empresa é a primeira japonesa a adotar esta medida
A Yamaha anunciou que vai começar a fabricar suas motocicletas com "alumínio verde", material considerado mais sustentável, sendo a primeira montadora de motos japonesa a adotar tal elemento. O objetivo principal é apostar em soluções mais viáveis para a descarbonização, termo normalmente usado em metalurgia, descrevendo a redução do conteúdo de carbono em metais.
Para isso, a empresa vai passar a implantar o material mais amigável e expandir gradativamente seu uso nos modelos daqui para frente. Segundo a fabricante, o "alumínio verde" é refinado através de fontes de energia renováveis para emitir menos CO2 em sua fabricação será empregado em peças que ainda não podem ser fabricadas com materiais reciclados. Atualmente, cerca de 80% do alumínio utilizado pela Yamaha é reciclado.
VEJA TAMBÉM:
- Bajaj Dominar 160: a moto mais potente da categoria chega ao Brasil
- Yamaha Ténéré 700 ganha para-lama alongado à la XT 660
Ainda de acordo com a empresa nipônica, a matéria-prima sustentável será utilizada, a princípio, em algumas peças de motocicletas de competição off-road e de grande cilindrada, e mais tarde o objetivo é expandir o número de modelos usando o material no futuro, conforme os volumes de fornecimento disponíveis permitirem.
A Yamaha pretende alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios - incluindo toda a sua cadeia de suprimentos - até 2050 em consonância com o Plano Ambiental 2050 do Yamaha Motor Group. Para isso, serão utilizados insumos de resina derivados de plantas, desenvolvimento de polipropileno e outros materiais recicláveis e ecológicos para a produção das motocicletas no Japão e no exterior.
Motos elétricas da Yamaha
Dentro das iniciativas de neutralidade de carbono, também está a produção de motos elétricas como a E01 e a Neo´s, já presentes na Europa.
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
MAIS DO MUNDO MOTO