Yamaha faz mudanças em fábricas com foco no aumento da diversidade
Por meio de um programa de desenvolvimento de recursos humanos, a marca procura empregar mais mulheres nas fábricas, além de melhorar a ergonomia para os funcionários com diferentes condições
A Yamaha criou um programa de desenvolvimento de recursos humanos no Japão com o objetivo de tornar os ambientes de trabalho mais acessíveis a todos os colaboradores, e com foco na "perspectiva feminina". A medida também visa deixar mais tecnológicas as instalações e instruir mais mulheres e pessoas de idade avançada para cargos de maior qualificação.
Essas melhorias foram baseadas em uma análise das cargas sobre o corpo durante o trabalho, considerando sete partes do corpo em movimento. Esta levou a ajustes específicos, como a reconfiguração de ângulos de prateleiras e a reorganização de gabaritos.
De acordo com a empresa, este programa não apenas aumenta a diversidade de gênero nas equipes de produção, mas também melhora a qualidade de vida no trabalho para todos os funcionários, incluindo todas as pessoas em tarefas reservadas para homens em plena forma física.

Ayumi Shima, que trabalha na digitalização (DX) do chão de fábrica, afirma: "Eu não sou muito boa com computadores, então, no início, fiquei em dúvida se seria a pessoa certa". "Minha força está no fato de que, por um lado, tenho experiência real de trabalho no chão de fábrica, mas estou aceitando o desafio do desenvolvimento de sistemas com o apoio de todos ao meu redor".
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
Além das melhorias ergonômicas, as atuais instalações de fabricação estão passando por um processo evolução tecnológica, disse a empresa. O programa interno em que Shima e seus colegas estão envolvidos tem a duração de dois anos e visa preparar profissionais que desempenharão funções importantes nas fábricas do futuro iminente, onde a automação e a transformação digital estão sendo implementadas.
MAIS DO MUNDO MOTO