Yadea Keeness VFD: a moto elétrica que roda até 140 km com uma carga
Com performance similar a uma 125 cc, modelo é a primeira moto de verdade de gigante chinesa, 2ª maior do mundo, especializada em scooters e motonetas elétricas
A Yadea Keeness VFD foi lançada no EICMA 2022 sem a pompa de outros modelos, como Honda Transalp, Yamaha Tracer 9 GT+ ou Ducati Scrambler, mas deve representar um passo importante para o mercado de motos mundialmente. Por trás desta elétrica urbana, que roda como uma moto de 125 cc, está uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, vista como a 2ª maior do mundo, atrás somente da Honda.
Com mais de 6,1 milhões de unidades vendidas em 2021, de acordo com dados do Motorcycles Data, a empresa oferecia somente scooters e motonetas até então. Com a nova Keeness VFD, a fabricante chinesa começa a oferecer, a partir de 2023 na Europa, um modelo que deve agradar um diferente público mais voltado ao estilo convencional de motos.
MAIS DO EICMA 2022:
- A moto mais bonita do EICMA 2022? Saiba qual é
- EICMA 2022: 5 motos confirmadas (ou quase) para o Brasil
- A moto Aston Martin de 225 cavalos e apenas 88 unidades
Autonomia de até 140 km
Com um visual bem moderno, que cairia muito bem no Brasil como uma rival de Voltz EVS e Shineray SHE-S, por exemplo, a a Keeness VD conta com motor de 5.500 watts de potência, com pico de 10.000 w, e torque de 280 nm - a transmissão secundária é por corrente. Com velocidade máxima de 100 km/h, o modelo pode rodar até 140 km com uma carga, isso rodando a velocidade média de 45 km/h.
A motocicleta pode fazer de 0 a 50 km/h em 4 segundos e enfrentar subidas com ângulo de até 20º, segundo a fabricante. Além da Keeness VFD, a empresa mostrou no EICMA uma versão de menor rendimento da moto, que possui motor acoplado diretamente na roda traseira, que deve ser destinado a certos mercados.
ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS
A Yadea Keeness VFD conta com um pack duplo de baterias de lítio com 72V32Ah. De acordo com a empresa, elas são 20% mais leves e garantem distância 8% mais longa do que baterias consideradas comuns. Com opções de freios CBS e ABS, a moto tem rodas de alumínio de 17 polegadas.
Sobre as medidas, a motocicleta elétrica tem 2.100 mm (comprimento), 860 mm (largura), 1.270 mm (altura) e 770 mm (altura do assento). Na dianteira, há uma suspensão do tipo invertida, enquanto na traseira quem faz as vezes é um monoamortecedor. Suas luzes são de LED e o painel digital é de 5 polegadas.
Yadea no Brasil?
Maior fabricante de motos elétricas do mundo, a Yadea está presente em mais de 90 países, incluindo Argentina e Bolívia, mas por enquanto não está com presença oficial no Brasil.
MAIS DO MUNDO MOTO