Voltz Miles: o novo triciclo elétrico para entregas que custa a partir de R$ 32 mil
Modelo será produzido no Brasil, em Manaus, como "primeiro triciclo elétrico de fabricação e montagem 100% brasileira", segundo a empresa.
A brasileira Voltz Motors lançou nesta segunda-feira (16) o triciclo elétrico Miles. Focado em entregas, o modelo é o terceiro veículo da linha da empresa, formada também por EV1 Sport e EVS. O Voltz Miles custará a partir de R$ 32 mil.
De acordo com a marca, o modelo será o "primeiro triciclo elétrico de fabricação e montagem 100% brasileira". Em um primeiro momento, o Miles será oferecido para empresas e indústrias por encomenda, e não há uma data específica para o início da sua vendas, mas a Voltz diz que o triciclo deve estar as ruas ainda este ano.
VEJA TAMBÉM:
- Avó da CG com báu de carga gigante é vendida por R$ 70 mil com apenas 32 km rodados
- Bajaj: 5 motos aguardadas para o Brasil
A montagem do Miles será efetuada na fábrica da empresa em Manaus, que ainda está em construção e programada para inaugurar no final de maio.
Velocidade, recarga e autonomia
Ainda em fase de testes, o modelo poderá comportar até 6 baterias, cada uma com 50 km de capacidade, o que dá uma autonomia de até 300 km. A versão atual ainda leva duas baterias, o que rende autonomia de 100 km. Para a recarga das baterias, a empresa explica que o tempo é de até 5 horas. Cada bateria conta com uma vida útil de até 1000 ciclos e, após esse tempo, ela tem a capacidade reduzida a 75%, ressalta a empresa.
O preço médio de uma bateria para troca é de R$ 5 mil. A empresa diz que seus produtos não possuem uma revisão programada. “No caso do Miles, recomendamos apenas a troca de peças que apresentem desgastes, como pastilha de freio ou amortecedor”, afirma o CEO da Voltz, Renato Villar.
A velocidade máxima do Miles é de até 55 km/h em desempenho classificado pela empresa como motor de 125 cc. Seu motor elétrico rende 3.400 w, equivalente a 6 cavalos de potência. O modelo tem peso de 306 kg e conta com sistema de freios combinados, que reparte a frenagem entre trem traseiro e dianteiro. Com três rodas, duas na frente e uma atrás, o triciclo tem como exigência a CNH do tipo A, para motos, para poder ser conduzido.
Até 5 botijões de gás no baú
Com o foco em transporte de carga, não apenas itens pequenos, o triciclo tem um amplo baú de 750 litros, maior que o porta-malas de uma Chevrolet Spin, que comporta cinco botijões de gás, diz a empresa, com capacidade de 290kg. No total, o Miles pesa 306kg. Além de movido à eletricidade, o Miles conta com chave "inteligente" e painel LCD.
VEJA TAMBÉM:
- Shineray E-bike, a rival elétrica da Caloi Mobylette que custa R$ 8.990
- Yamaha XMax Darth Vader é lançado por a partir de R$ 28.590 no Brasil
"O usuário terá total controle na palma da mão pelo aplicativo Hello Voltz. Será possível localizar o veículo à distância, controlar a carga das baterias e a quilometragem restante com a bateria em uso. Além disso, será possível ligar e desligar o veículo à distância, assim como saber eventuais falhas e histórico de uso", aponta Villar.
Veja alguns detalhes da ficha técnica do Voltz Miles:
- Forma de carregamento: em qualquer tomada. Basta plugar e esperar. Carregador Bi-Volt (110 / 220V).
- Dimensões: 2410 mm x 1230 mm x 1270 mm, com entre eixos de 1500 mm. Vão livre de 155 mm.
- Potência: 3.400w (6 cavalos).
- Freio: CBS (freio a disco nas três rodas).
- Pneus: Pirelli.
- GPS de rastreio.
- Possibilidade de ver se a bateria está acabando pelo painel.
- Desenvolvido para andar na chuva.
- Painel de LCD: velocidade, autonomia, carga das baterias, data e hora, modo de condução.
Motor Voltz.
MAIS DO MUNDO MOTO
MOTOO mostra diferenças entre Royal Enfield Himalayan e Scram 411: