Voltz em crise? O que há por trás dos atrasos e ação de despejo
Clientes estão preocupados com situação financeira da empresa em meio a processo. Marca afirma que "não está sendo despejada" e que fábrica "funciona normalmente"
A Voltz Motors surgiu no Brasil em 2020, em Pernambuco, como uma startup de motos elétricas. Com os modelos EV1 Sport e EVS, a empresa logo se tornou destaque do segmento, se tornando a líder e referência do setor. Na esteira deste sucesso também surgiram insatisfações de clientes, principalmente quanto ao atraso das entregas das motos, e a crise aumentou com ação de despejo em sua recém-inaugurada fábrica em Manaus.
Como mostramos em algumas reportagens no MOTOO, durante 2022, em alguns casos compradores aguardam mais de 1 ano por produtos da empresa. No ano passado, a marca inaugurou sua fábrica com a expectativa de aumento do volume, mas não foi o que ocorreu.
O que está acontecendo com a Voltz? É o que se perguntam muitos clientes. Segundo nossa reportagem apurou, os compradores estariam preocupados com a situação com receio de falência ou nunca, de fato, receberem suas motos.
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Ação de despejo
Em uma ação iniciada em 17 de abril, que ainda está em andamento, a empresa Manaus Iii Projetos Imobiliários entrou com processo contra a Voltz no valor de R$ 2,8 milhões por falta de pagamento do aluguel de sua fábrica. Em resposta ao MOTOO, a Voltz afirmou que está "em negociação amigável com os locadores" e garantiu que "não está sendo despejada".
VEJA AS RESPOSTAS DA VOLTZ NA ÍNTEGRA
Segundo a empresa, esta seria uma ação protocolar referente ao atraso de 2 meses do aluguel. Tentamos falar com a Manaus Iii para ouvir seu lado, mas não conseguimos contato. O motivo para o não pagamento estaria relacionado a problemas de caixa enfrentados pela fabricante.
"Nós contávamos com um aporte que estava acertado desde nossa primeira captação em 2021, que seria executada em 2022. Porém, o cenário mudou e agora estamos realizando novas captações", afirmou a Voltz.
Em 2021, a então startup recebeu aporte de R$ 100 milhões. Do total, R$ 95 milhões vieram da Creditas, e o restante, R$ 5 milhões, da UVC Investimentos, ligada ao grupo Ultra. Na fábrica em Manaus, inaugurada em meados de 2022, houve investimento de R$ 12 milhões em área de 11 mil m² para uma capacidade de produção de 180 mil unidades ao ano.
Motos Voltz serão entregues?
Clientes estão preocupados com a situação da empresa, principalmente após as notícias do processo em Manaus virem à tona. A Voltz afirma que a fábrica e todos seus outros setores continuam "funcionando normalmente". A empresa diz que os atrasos ocorreram por conta de dificuldades na cadeia de produção.
"No caso do modelo EVS, a produção também foi severamente afetada pela inconsistência e baixa qualidade do antigo fornecedor dos kits e insumos, que era diferente do fornecedor do modelo scooter", afirmou a empresa. Segundo a Voltz, 5.370 entregas foram realizadas e a empresa possui cerca de 5.500 kits na China para serem enviados ao Brasil.
Voltz sumiu das redes sociais
Ao mesmo tempo que mais relatos de atrasos e os problemas com aluguel surgiram, a Voltz também deu um "freio" em suas postagens nas redes sociais. Antes extremamente ativa neste ambiente, a empresa não está mais postando conteúdos em seus feeds principais há mais de um mês.
"As nossas redes sociais nacionais estão passando por uma reestruturação quanto aos conteúdos. Mas, já estamos retomando as postagens nacionais e seguimos movimentando todas as nossas redes sociais das nossas lojas", afirmou a empresa. Em meio à crise enfrentada, surgiram imagens de uma nova moto elétrica, maior que a EVS, rodando pelas ruas do Brasil.
Convidamos os clientes Voltz a irem à alguma das redes sociais do MOTOO e comentem a situação que passam com a empresa:
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