Vision Next 100, a moto para 2046
BMW revela sua moto conceitual para atender necessidade de mobilidade daqui a 30 anos
Fabricantes de veículos precisam ler o futuro constantemente. Um projeto que chega às lojas agora já estava sendo pensando há cerca de cinco anos, portanto não chega a ser uma surpresa quando um deles resolve pensar mais adiante. É o que a BMW Motorrad está fazendo em várias áreas, inclusive no segmento de motociclismo.
Nesta semana, a marca alemã revelou em Los Angeles o conceito Vision Next 100, uma moto conceitual que antecipa as necessidades e tecnologias daqui a 30 anos. A ideia é imaginar o que deve ser considerado para um público que está nascendo agora ou que ainda está na infância e terá certamente um perfil de consumo bem diferente de hoje.
A Vision Next 100, por exemplo, utilizará um um quadro flexível, que dispensa juntas e articulações. O guidão segue o mesmo conceito e se ajusta ao quadro a fim de mudar a direção da moto. Batizado de Flexframe, ele é capaz de ficar mais rígido à medida que a velocidade avança.
A propulsão da moto conceitual utiliza um motor boxer com uma tecnologia impressionante: conforme a necessidade de potência e torque, ele se expande e melhora inclusive a aerodinâmica – obviamente, será um motor com zero emissões de poluentes, algo obrigatório nas próximas décadas.
A moto possui um design minimalista, segundo a BMW. Curiosamente, a marca foi buscar na década de 1920 e na primeira moto R32 a inspiração para criar um quadro em formato de triângulo que une as rodas dianteira e traseira.
Sem capacete
Há outras inovações como pneus que mudam seu perfil dependendo do terreno, partes em carbono e uma estrutura em formato de ‘U’ que tem a função de abrigar os faróis e também servir como para-brisa.
A maior novidade da BMW Motorrad Vision Next 100, no entanto, está na conectividade e nos sistemas de direção autônomos. Imagina-se que nessa época a interação entre piloto e máquina se dará num nível nunca antes imaginado. Somado a sistemas que preveem as ações de outros veículos será possível antecipar qualquer tipo de risco na direção, inclusive a possibilidade de queda – a moto será incapaz de tombar.
Graças a isso, será possível ter um nível de liberdade impossível atualmente: macacões de proteção e capacetes serão dispensáveis, restando apenas um óculos de proteção com recursos de inteligência que projetarão informações no visor dependendo de onde o piloto está olhando.
Até mesmo o traje de pilotagem será inovador, capaz de inflar a parte de trás a fim de aliviar a pressão na nuca e também corrigir a temperatura interna, dependendo das condições do clima.
Em 2046, será interessante conferir o que a BMW Vision Next 100 acertará em sua previsão. Nossa torcida é para que esteja 100% certa.