Venda de motos começa 2025 em alta no Brasil
Dados da Fenabrave mostram um crescimento de 6% em relação a janeiro do ano passado
O primeiro mês de 2025 acabou com dados otimistas em relação às vendas de motos. Segundo a Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos, houve uma alta de 6,02% em relação a janeiro do ano passado. Foram 151.952 unidades emplacadas no mês passado contra as 143.326 de 2024.
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Se comparado a dezembro do ano passado, que costuma ser mais alto, o patamar foi mantido. Foram 151.925 ou somente 0,2% a menos do que em janeiro. Lembrando que 2024 fechou com 1.875.903 motocicletas 0 km emplacadas.
No mês passado, as motos ocuparam 44,5% de todo o mercado, que inclui carros, comerciais leves, ônibus, caminhões e implementos rodoviários.
Honda tem quase 70% do mercado
Entre as marcas, a Honda confirmou seu domínio do mercado com 105.584 unidades emplacadas, ou 69,49% do total. A Yamaha aparece em segundo com 23.149 vendas (15,23%) e a Shineray em terceiro com 9.025 (5,94%). As outras marcas aparecem com participação pequenas nas vendas.
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Marcas de motos mais vendidas em janeiro de 2025
- Honda: 105.584 (69,49%)
- Yamaha: 23.149 (15,23%)
- Shineray: 9.025 (5,94%)
- Avelloz: 1.935 (1,27%)
- Royal Enfield: 1.903 (1,25%)
- Mottu: 1.872 (1,23%)
- Bajaj: 1.730 (1,14%)
- Haojue: 1.681 (1,11%)
- BMW: 1.057 (0,70%)
- Triumph: 915 (0,60%)
- VMoto: 585 (0,38%)
- Kawasaki: 569 (0,37%)
- Dafra: 556 (0,37%)
- Suzuki: 195 (0,13%)
- Zontes: 190 (0,13%)
- Bull: 160 (0,11%)
- Harley-Davidson: 141 (0,09%)
- GCX: 96 (0,06%)
- Ducati: 90 (0,06%)
- Shansu: 65 (0,04%)
- Watts: 44 (0,03%)
Fonte: Fenabrave
Motos elétricas e híbridas
O mercado de motos elétricas dobrou no Brasil de um ano para o outro. Enquanto em janeiro de 2024 foram 511 motos movidas a bateria emplacadas no Brasil, neste ano foram 1.026. Ainda não há registros de emplacamentos de motocicletas híbridas, mas com o lançamento da Yamaha Fluo, este número vai aumentar.
A VMoto é a marca que mais vendeu motos elétricas, com 585 unidades, mais da metade do segmento (57%). GCX, com 96 vendas e Shansu com 65 fecham o ranking.