Uma relíquia Honda dos anos 80 está à venda por R$ 200 mil
Rara Honda CB 900F Bol d'Or 1981 tem apenas 26 mil km rodados, diz anunciante
A linha CB é quase uma devoção para a Honda. Um dos maiores ícones é a 750 Four, uma moto equipada com motor de quatro cilindros em linha, que revolucionou o mercado.
Em 1979, a CB 900F surgiu, a primeira “quatro em linha” da marca com cabeçote de duplo comando de válvulas (DOHC). A partir dela, surgiram outras, como a CB 900F “Bol dOr” (nome da famosa corrida francesa de resistência de 24 horas).
A naked trazia vários recursos de série, como assento duplo, motor e sistema de escapamento com acabamento cromado, rodas de alumínio fundido com acabamento dourado, farol redondo, painel de instrumentos analógico e quadro de aço com acabamento preto.
VEJA TAMBÉM:
- Fenômeno indiano: moto 110 supera 40 mil unidades no Brasil em 2024
- Honda Tornado 300 2025: primeiras impressões
Esta raríssima Honda CB 900F Bol dOr azul foi adquirida 0 km em 1981. A moto foi encontrada por MOTOO através de um anúncio no Mercado Livre.
Entramos em contato com o dono, identificado como Cláudio, que se declarou como o primeiro e atual dono da lendária moto. Ele nos afirma que o exemplar é 100% original, sem ter passado por nenhum tipo de restauração ao longo dos 43 anos desde sua fabricação.
“Eu a comprei 0 km, e na época não havia problemas de documentação por ser um modelo importado, o que era proibido anteriormente. Ela ficou guardada por muito tempo, sem uso”, explica.
Ainda segundo o proprietário, até hoje, a lendária esportiva acumulou apenas 26 mil km e, ao longo dessas quatro décadas, foi mantida exatamente como saiu de fábrica, exceto pelos pneus e pela bateria, naturalmente.
“A moto nunca foi pintada; ela estava com um escapamento 4x1, mas acabei trocando pelo sistema original, que é 4x2. Toda a manutenção, como a limpeza do carburador, eu mesmo faço pessoalmente”, comenta orgulhoso.
Dotada de um motor de quatro cilindros, quatro tempos e 901 cm³, refrigerado a ar e alimentado por quatro carburadores Keihin, a naked esportiva da Honda entregava 95 cv de potência com pico a 9.000 rpm e 7,85 kgfm de torque disponível a 8.000 rpm, auxiliada por um câmbio manual de cinco marchas.
No que diz respeito à potência de frenagem, a Bol dOr, com seus dois discos de 280 mm com pinças hidráulicas na roda dianteira e um disco de 297 mm comprimido por uma pinça hidráulica na traseira, oferecia um desempenho de frenagem robusto, segundo a imprensa da época.
A Honda CB 900F Bol dOr está a venda por nada menos que R$ 200 mil.
MAIS DO MUNDO MOTO