Uma relíquia Honda dos anos 70 luxuosa por quase R$ 90 mil
Exemplar raro da da GL1000 Gold Wing à venda traz motor de 999 cm³ e 80 cv. Veja clássica
Contente com o sucesso da CB 750, a Honda decidiu que era hora de lançar no mercado um modelo ainda mais esportivo, veloz e tecnológico. Foi então que a fabricante teve a ideia de inserir um motor maior, mas percebeu que seria inviável para o protótipo inicial, o M1.
A partir daí, o novo projeto, denominado 371, acabou resultando em uma moto luxuosa e muito confortável. Seu nome: Honda GL1000 Gold Wing, uma tourer de respeito lançada no final de 1974.
O tiro foi certeiro e, mais uma vez, a Honda comemorou o sucesso da Gold Wing, graças à boa aceitação — não poderia ser diferente — nos mercados norte-americano, noroeste europeu e australiano.
A bela Honda GL1000 Gold Wing das fotos é uma importante representante dessa fase. Fabricada em 1977, encontra-se em estado impecável. Segundo o proprietário da loja Old is Cool Motors, Silvio Luiz, a moto já foi restaurada com pintura nova no padrão de fábrica, mas a mecânica permaneceu original.
Por falar nisso, ela traz um motor de quatro cilindros “boxer” (com duas bancadas de dois cilindros opostos entre si, semelhante ao do VW Fusca), SOHC (comando de válvulas simples no cabeçote), com refrigeração líquida, 999 cm³ e 80 cv. A alimentação é feita por carburadores.
Definitivamente, os engenheiros fizeram um excelente trabalho, conseguindo uma motocicleta veloz sem comprometer o conforto do piloto e do passageiro.
“É uma moto com centro de gravidade baixo e melhor maneabilidade. Então, são motos muito melhores de andar do que as Harley-Davidson, por exemplo. Pilotando, a impressão é de que ela é uma moto muito mais leve”, explica Silvio.
À venda por R$ 87 mil, a Honda GL1000 Gold Wing 1977 é perfeita para curtir um fim de semana nas estradas.