Uma rara minimoto Honda dos anos 90 (que andava até na neve)
Exemplar da EZ 90 Cub está à venda no Brasil por R$ 45 mil. Conheça
A Honda EZ 90 Cub é uma scooter futurista dos anos 1990 que vem atraindo cada vez mais a atenção de colecionadores e entusiastas ao redor do mundo. Fabricada entre 1990 e 1996 no Japão, um de seus principais destaques é o design moderno e alinhado, além da suspensão traseira de braço oscilante, capaz de absorver com eficiência as irregularidades de diferentes tipos de piso.
Outra das características notáveis do modelo era a capacidade de rodar na neve, especialmente em algumas regiões dos EUA, seu principal mercado, além da Europa. Essa versatilidade levou à criação de uma versão especial para neve — a Honda EZ-Snow — equipada com acessórios específicos para uso em superfícies geladas. Além disso, a EZ 90 foi utilizada por pilotos de corrida de diversas modalidades para reconhecimento de pista, especialmente em provas da Fórmula Indy e outros circuitos.
A Honda EZ 90 Cub era equipada com um motor monocilíndrico de dois tempos, 90 cc, refrigerado a ar e alimentado por carburador Keihin. Sua velocidade final alcançava aproximadamente 80 km/h. Graças à baixa altura do assento (749 mm) e ao câmbio automático CVT, a scooter era fácil de pilotar, sendo adequada tanto para adolescentes quanto para adultos.
Na época, a publicidade destacava suas virtudes como uma motocicleta simples e prática. A "mini trail" foi projetada para uso em fazendas, sítios ou pequenos circuitos fechados, devido à sua capacidade off-road. Por ser destinada a locais privados, o modelo não traz velocímetro, setas ou outros indicadores. No guidão, há apenas dois avisos luminosos: o de óleo e o de "side stand" (a moto não liga se o descanso lateral estiver abaixado, por segurança).
Este artigo ilustra uma das poucas unidades da Honda EZ 90 Cub importadas para o Brasil, atualmente à venda por R$ 45 mil — o equivalente a duas unidades da off-road Honda CRF 250F 0 km. Fabricada em 1994, a moto está em excelente estado de conservação e apresenta uma das combinações de cores mais populares: branco e vermelho. A Honda produziu o modelo em apenas duas combinações: branco com vermelho e branco com azul.
Ao levantar o assento da EZ 90, é possível acessar o tanque de óleo e o filtro de ar. Já a tampa do tanque de combustível está localizada na parte frontal do assento, e a carenagem dianteira incorpora um compartimento com trava para pequenos objetos.
Uma paixão que virou negócio
Se você tem interesse na Honda EZ 90 ou em outras raridades, entre em contato com Guilherme Rio, um entusiasta e criador do perfil no Instagram Garagem dos Acumuladores, voltado à compra e venda de motocicletas e veículos antigos e raros.
A paixão por essas motos levou Guilherme a criar um site de classificados especializado nesse tipo de veículo. Ele também revelou à nossa reportagem que está finalizando a restauração de outra Cub, desta vez na cor azul, e que logo estará pronta para exibição, mas avisou que essa não está à venda "de jeito nenhum".
"Temos vários modelos à venda, como a Monkey, considerada a primeira minimoto da Honda, e a ST70, outro modelo icônico. Além disso, contamos com motos trail como a XLX 250R e a XR 200R, além de um raro buggy Honda Odyssey FL 250, de 1986. Entre outras marcas, temos destaque para a Suzuki RV 50, de 1973, e raridades da Yamaha, como a emblemática YSR50 e a Mini Enduro. As opções são diversas", comenta o entusiasta.
Além do site de classificados, Guilherme também mantém, junto com alguns amigos, a página MonKings Brasil. O projeto começou com foco nos modelos Honda Monkey e mini trails da marca, mas se expandiu para outras motos clássicas, sempre com o objetivo de promover passeios e eventos para apreciadores de motos antigas.
MAIS DO MUNDO MOTO