Uma rara minimoto Honda dos anos 90 (que andava até na neve)

Exemplar da EZ 90 Cub está à venda no Brasil por R$ 45 mil. Conheça
Honda EZ 90 Cub

Honda EZ 90 Cub | Imagem: Reprodução

A Honda EZ 90 Cub é uma scooter futurista dos anos 1990 que vem atraindo cada vez mais a atenção de colecionadores e entusiastas ao redor do mundo. Fabricada entre 1990 e 1996 no Japão, um de seus principais destaques é o design moderno e alinhado, além da suspensão traseira de braço oscilante, capaz de absorver com eficiência as irregularidades de diferentes tipos de piso.

Outra das características notáveis do modelo era a capacidade de rodar na neve, especialmente em algumas regiões dos EUA, seu principal mercado, além da Europa. Essa versatilidade levou à criação de uma versão especial para neve — a Honda EZ-Snow — equipada com acessórios específicos para uso em superfícies geladas. Além disso, a EZ 90 foi utilizada por pilotos de corrida de diversas modalidades para reconhecimento de pista, especialmente em provas da Fórmula Indy e outros circuitos.

Honda EZ 90 Cub em versão para neve
Honda EZ 90 Cub em versão para neve
Imagem: Reprodução

A Honda EZ 90 Cub era equipada com um motor monocilíndrico de dois tempos, 90 cc, refrigerado a ar e alimentado por carburador Keihin. Sua velocidade final alcançava aproximadamente 80 km/h. Graças à baixa altura do assento (749 mm) e ao câmbio automático CVT, a scooter era fácil de pilotar, sendo adequada tanto para adolescentes quanto para adultos.

Na época, a publicidade destacava suas virtudes como uma motocicleta simples e prática. A "mini trail" foi projetada para uso em fazendas, sítios ou pequenos circuitos fechados, devido à sua capacidade off-road. Por ser destinada a locais privados, o modelo não traz velocímetro, setas ou outros indicadores. No guidão, há apenas dois avisos luminosos: o de óleo e o de "side stand" (a moto não liga se o descanso lateral estiver abaixado, por segurança).

Honda EZ 90 Cub
Honda EZ 90 Cub
Imagem: Reprodução

Este artigo ilustra uma das poucas unidades da Honda EZ 90 Cub importadas para o Brasil, atualmente à venda por R$ 45 mil — o equivalente a duas unidades da off-road Honda CRF 250F 0 km. Fabricada em 1994, a moto está em excelente estado de conservação e apresenta uma das combinações de cores mais populares: branco e vermelho. A Honda produziu o modelo em apenas duas combinações: branco com vermelho e branco com azul.

Ao levantar o assento da EZ 90, é possível acessar o tanque de óleo e o filtro de ar. Já a tampa do tanque de combustível está localizada na parte frontal do assento, e a carenagem dianteira incorpora um compartimento com trava para pequenos objetos.

Honda EZ 90 Cub
Honda EZ 90 Cub
Imagem: Reprodução

Uma paixão que virou negócio

Se você tem interesse na Honda EZ 90 ou em outras raridades, entre em contato com Guilherme Rio, um entusiasta e criador do perfil no Instagram Garagem dos Acumuladores, voltado à compra e venda de motocicletas e veículos antigos e raros.

A paixão por essas motos levou Guilherme a criar um site de classificados especializado nesse tipo de veículo. Ele também revelou à nossa reportagem que está finalizando a restauração de outra Cub, desta vez na cor azul, e que logo estará pronta para exibição, mas avisou que essa não está à venda "de jeito nenhum".

Honda EZ 90 Cub
Honda EZ 90 Cub
Imagem: Reprodução

"Temos vários modelos à venda, como a Monkey, considerada a primeira minimoto da Honda, e a ST70, outro modelo icônico. Além disso, contamos com motos trail como a XLX 250R e a XR 200R, além de um raro buggy Honda Odyssey FL 250, de 1986. Entre outras marcas, temos destaque para a Suzuki RV 50, de 1973, e raridades da Yamaha, como a emblemática YSR50 e a Mini Enduro. As opções são diversas", comenta o entusiasta.

Além do site de classificados, Guilherme também mantém, junto com alguns amigos, a página MonKings Brasil. O projeto começou com foco nos modelos Honda Monkey e mini trails da marca, mas se expandiu para outras motos clássicas, sempre com o objetivo de promover passeios e eventos para apreciadores de motos antigas.

MAIS DO MUNDO MOTO

 

 

Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos