Uma pequena relíquia Honda dos anos 70 à venda por R$ 60 mil
Exemplar da ST70 de 1974 é um achado para colecionador. Modelo tem apenas 70 kg e motor econômico
As minimotos da série ST da Honda, conhecidas como DAX, foram lançadas no Japão entre 1969 e 1981, e conquistaram sucesso também fora do continente asiático. Além do mercado europeu, países como Estados Unidos, Canadá e Brasil tiveram a oportunidade de conhecer uma das motocicletas mais icônicas da marca.
Considerada a sucessora das Z50 Monkey, a série ST desempenhou um papel importante no cenário econômico mundial, em uma época de iminente crise do petróleo. Com isso, veículos compactos e econômicos se tornaram uma tendência. Em especial, o modelo ST70 marcou a imagem da Honda em nível global. Leve (70 kg), fácil e prático de conduzir, esse transporte versátil incluía um sistema que permitia desmontá-lo e guardá-lo em pequenos espaços, como o porta-malas de um carro.
Outro diferencial da minimoto da Honda era seu tanque de 2,5 litros, integrado ao quadro de aço prensado, formando uma peça única. As rodas de 10 polegadas também contribuíam para o design compacto.
Equipado com um motor OHC de 4 tempos, refrigerado a ar, de 72 cc, a ST70 entregava 5,5 cv a 8.000 rpm e um torque de 0,5 kgfm a 7.000 rpm. Embora essa configuração não conferisse a agilidade de uma CB 175 da época, o modelo se destacava pela economia: segundo dados do Wikipedia, fazia até 60 km/l. A velocidade máxima de 70 km/h era condizente com a proposta modesta da motocicleta.
Para os interessados em "voltar no tempo", a bela Honda ST70 vermelha que ilustra este artigo está à venda na PDK Bikes. A unidade, de ano e modelo 1974, foi restaurada preservando todas as características originais. Com placa preta de colecionador, o preço pedido é de R$ 58.900.
MAIS DO MUNDO MOTO