Uma nova linha 400 completona (que pode estar a caminho do Brasil)
Husqvarna estuda trazer os modelos Svartpilen 401 e Vitpilen 401 ao país. Motos seriam alternativas rivais das Triumph 400 e também da Royal Enfield
As Husqvarna Svartpilen 401 e Vitpilen 401 podem estar a caminho do Brasil. Os modelos renovados estão sendo apresentados na Europa, mas a marca sueca, integrante do mesmo grupo da KTM, estuda a vinda das novas motocicletas também para o mercado brasileiro.
A informação foi confirmada ao MOTOO pela representante da Husqvarna no Brasil, a 2W Motors. "Estamos aqui no lançamento mundial e estamos analisando a possibilidade de levar os modelos. Muito provavelmente vamos levar, como já comercializamos anteriormente como nicho", disse Raul Fernandes Jr., sócio-diretor da 2W Motors.
Em anos anteriores, as motos de baixa cilindrada da Husqvarna já estiveram à venda por aqui, mas em lotes reduzidos. A expectativa, no entanto, é que leve certo tempo para o retorno das Husq 401 ao Brasil.
Motos 400 completonas
Apresentada inicialmente em janeiro de 2024, as novas motos trazem a mesma base de motorização vista na linha Duke da KTM. Svartpilen 401 e Vitpilen 401 chegam a sua nova geração com conjunto completamente revisto. Apesar de manter o estilo levemente retrô e minimalista, as motos trazem conjunto moderno incluindo suspensões de alto desempenho, controle de tração, acelerador eletrônico e ABS para curvas.
Além de renovar a sua linha 401, a Husqvarna também empregou atualizações similares para as "irmãs" de menor cilindrada dos modelos. Assim, Svartpilen 125 e Vitpilen 125 também foram renovadas.
Veja os preços das novas Husqvarna na Europa:
- Vitpilen 125 2024: 5.630 euros
- Vitpilen 401 2024: 6.680 euros
- Svartpilen 125 2024: 5.730 euros
- Svartpilen 401 2024: 6.780 eurosHusqvarna Svartpilen 401 2024Imagem: Husqvarna
Motor e potência
Vitpilen 401 e Svartpilen 401 estão equipadas com o motor monocilíndrico, de 399 cc, que rende 45 cavalos de potência. Os modelos contam com modos de potência, além de suspensões WP reguláveis e freios da ByBre.
Há também o sistema de quickshifter para facilitar as trocas de marchas sem o uso da embreagem. O farol é de LED, enquanto o painel é composto por novo display TFT de 5 polegadas.
O que muda entre Vitpilen e Svartpilen?
As Husqvarna 401 possuem conjunto bem parecido, mas com leves alterações de estilo. Enquanto a Vitpilen é uma roadster mais tradicional, com rodas de liga-leve, a Svartpilen vai mais para o estilo scrambler, com rodas raiadas, além de contar também com pequena bolha na dianteira.
Isso coloca a Vitpilen como uma alternativa para a Triumph Speed 400, enquanto a Svartpilen compete com a Triumph Scrambler 400 X. Não é descartado também que estas Husqvarna atraíam compradores da linha Royal Enfield, apesar de não ser concorrente direta com os modelos do line-up.
MAIS DO MUNDO MOTO