Uma lenda 1100 Honda dos anos 80 por R$ 80 mil

Rara GL 1100 Gold Wing usada com muito zelo, segundo anunciante, tem o "brilho de 0 km"
Honda GL 1100 Gold Wing 1983

Honda GL 1100 Gold Wing 1983 | Imagem: Reprodução

Considerada a mais emblemática das motocicletas grã-turismo desenvolvida e fabricada pela Honda, a Gold Wing surgiu no final de 1974 e, desde então, segue em produção, mantendo sua tradição e classicismo. A ideia original era que a tourer da Honda fosse projetada para ser uma motocicleta esportiva, repetindo a fórmula de sucesso da CB 750 Four, referência em esportividade e tecnologia.

Inicialmente, a Honda Gold Wing seria equipada com um enorme motor de seis cilindros contrapostos, o primeiro com refrigeração líquida - algo revolucionário para a época - de 1.471 cm³, mas que se mostrou inviável para um chassi curto. A solução foi reduzir o número de cilindros para proporcionar uma ciclística mais adequada. Assim, o protótipo inicial M1 se transformou no “projeto 371”.

VEJA TAMBÉM:

O resultado foi uma moto luxuosa e muito confortável. Dotada de um motor de quatro cilindros “boxer” (duas bancadas de dois cilindros opostos entre si), SOHC (com comando de válvulas simples no cabeçote), refrigerado a líquido e com 999 cm³, que gerava 80 cv de potência, a Gold Wing oferecia um desempenho condizente com suas características originais.

Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Imagem: Reprodução

Para mover seus 265 kg da inércia até os 160 km/h, eram necessários cerca de 13 segundos. A velocidade máxima ultrapassava 190 km/h. Os engenheiros conseguiram um bom equilíbrio, criando uma moto veloz sem comprometer o conforto do piloto e do passageiro.

Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Imagem: Reprodução

Resposta às rivais Suzuki GS1000 e Kawasaki Z1300

O exemplar marrom metálico clássico das imagens é uma GL 1100 Gold Wing de 1983, que se encontra com 100% da pintura original de fábrica, placa preta de coleção, e pouco mais de 57.500 milhas originais (pouco mais de 92.530 km), segundo Gabriel Nascimento, da loja Espaço Warrior, de Campinas.

Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Imagem: Reprodução

Produzida entre 1980 e 1983, este modelo faz parte de uma das mais importantes evoluções da classe das tourers da Honda, com o objetivo de manter sua liderança. Entre as rivais no Japão, estavam a Suzuki GS1000, com motor de quatro cilindros em linha, e especialmente a Kawasaki Z1300, que possuía um enorme motor DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) de 1.300 cm³ e seis cilindros em linha, com refrigeração a água.

Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Imagem: Reprodução

Na GL 1100 Gold Wing, a Honda optou por um motor de maior cilindrada - agora 1.085 cm³ em vez dos 999 cm³, graças ao aumento no diâmetro dos pistões. O torque passou a ser de 8,97 kgfm, um aumento de 0,5 kgfm, favorecendo as retomadas de velocidade.

A potência subiu apenas 1 cv, mas o modelo ganhou ignição eletrônica mais eficiente e, na suspensão, passou a contar com sistema de ar ajustável. Além disso, o assento também ganhou ajuste. Em relação à GL1000, o entre-eixos foi alongado, proporcionando mais conforto ao piloto e passageiro. De resto, tudo permanecia idêntico ao modelo anterior.

Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Honda GL 1100 Gold Wing 1983
Imagem: Reprodução

O preço da Honda GL 1100 Gold Wing 1981 é de R$ 79 mil, valor superior ao da esportiva CB 1000R 0 km, que está sendo vendida por R$ 78.870.

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos