Uma joia italiana dos anos 80 com 'preço acessível'
Rara Vespa PX 200 E, que foi restaurada, é oferecida para venda por R$ 30 mil
A Vespa tornou-se um ícone cultural na Itália, inspirando gerações e influenciando tendências. Entre suas rivais, destaca-se a também italiana Lambretta.
O modelo em questão que mostramos aqui é um dos exemplares históricos da Motovespa no Brasil: uma Vespa PX 200 E de 1986, que agora busca um novo dono disposto a preservar sua história.
Segundo o atual proprietário, José Carlos Fernandes, a scooter passou por uma restauração devido ao desgaste da pintura.
"A estrutura da moto está 100%, e a pintura não tinha ferrugem e nada de massa, mas precisei fazer uma repintura, pois o branco estava desbotado e sem vida”", afirma Fernandes.
O motor da PX 200 E também foi mantido original, conforme registrado em seus documentos. Ele passou por uma retífica para preservar as condições ideais de rodagem.
“O motor roda como novo funcionando redondinho; e a moto tem até certificado de originalidade com aprovação de 94% e a cobiçada placa preta de colecionador; é difícil de achar uma igual e ainda mais na estrutura e qualidade dessa minha”, acrescenta o proprietário.
Com essas características, a Vespa PX 200 E foi anunciada por R$ 30 mil.
A história da Vespa
Criada pelo grupo italiano Piaggio em 1946, a Vespa é uma referência no mercado de scooters há quase oito décadas. O sucesso foi imediato e, em apenas 10 anos, mais de um milhão de unidades haviam sido produzidas.
Seu diferencial estava na simplicidade: qualquer pessoa podia pilotá-la com facilidade. O modelo original trazia um motor dois tempos de 98 cc, refrigerado a ar forçado, com transmissão de 4 velocidades controlada por uma manopla giratória.
No Brasil, a Vespa conquistou o público rapidamente, embora sua presença inicial tenha sido breve. Entre 1958 e 1964, a carioca Panauto comercializou os modelos M3 e M4, com opções de três ou quatro marchas e motor 2T de 150 cc movido a gasolina.
O retorno aconteceu em 1974, com a Barra Forte montando os modelos 150 Super na Zona Franca de Manaus. Em 1983, surgiu a Motovespa, uma joint venture entre a Piaggio e a brasileira Caloi, que impulsionou a fabricação local do modelo PX 200 E. Equipado com motor de 198 cc e ignição eletrônica, tornou-se um dos scooters mais vendidos da época.