Uma joia italiana de duas rodas com 160 cv restrita a 300 unidades

MV Agusta F3 Competizione 2025 é série especial da esportiva que perde peso e ganha potência
MV Agusta F3 800 2025

MV Agusta F3 800 2025 | Imagem: Divulgação

Se a MV Agusta F3 RR não é forte e bonita o suficiente para você, a marca acabou de lançar na Itália uma série especial ainda mais potente, com ganhos técnicos e uma pintura especial. Se animou, corre, pois serão somente 300 unidades da F3 Competizione 2025 ao todo.

A começar pelo motor de três cilindros de 798 cm³ de cilindrada com 160 cv de potência aos 13.500 giros. São 5 cv a mais do que a F3 RR padrão. Além do ganho de potência, as mudanças que a marca fez no propulsor o deixou 3 kg mais leve. A dieta feita pela esportiva para entrar na roupa especial resultou na perda de 14 kg no total.

MV Agusta F3 800 2025
MV Agusta F3 800 2025
Imagem: Divulgação

Não foi cortando os carboidratos, mas trocando o escapamento original por uma peça de titânio Akrapovic, especificamente desenvolvido para este modelo. Há ainda capa de escapamento de fibra de carbono, tampa de combustível usinada e uma capa de assento de fibra de vidro.

Também teve corte de peso está na adoção das rodas de fibra de carbono. Foram mais 3 kg eliminados em relação às peças de alumínio da F3 RR.

MV Agusta F3 800 2025
MV Agusta F3 800 2025
Imagem: Divulgação

O câmbio teve melhorias com a nova embreagem deslizante de 9 discos, que promete um melhor desempenho, assim como reduz até 50% o esforço que o motociclista tem de fazer para puxar a manete.

O sistema de freios da marca Brembo inclui discos dianteiros de 320 mm de diâmetro com pinças flutuantes pareadas com pinças radiais monobloco Brembo Stylema. O freio traseiro usa um disco de 220 mm de diâmetro.

MV Agusta F3 800 2025
MV Agusta F3 800 2025
Imagem: Divulgação

A suspensão também teve melhorias na frente, invertida Marzocchi, refinada com ajuda da Ohlins, deixando-a totalmente ajustável. Há também amortecedor TTX 36, com tecnologia de tubo duplo e um reservatório piggyback externo.

A suspensão traseira opera com braço oscilante unilateral de alumínio. Completando o pacote Ohlins, está o amortecedor de direção ajustável de 19 posições. Só no conjunto de suspensão, foi outro quilo perdido.

MV Agusta F3 800 2025
MV Agusta F3 800 2025
Imagem: Divulgação

Os ganhos também foram estéticos e funcionais. A carenagem feita de carbono forjado traz asas que conseguem gerar 8 kg de força descendente na dianteira a 240 km/h. O pacote aerodinâmico inclui vidro bolha esportivo fumê, carenagens laterais de fibra de carbono e um para-lamas dianteiro para otimizar o fluxo de ar para arrefecer freios e motor.

O visual abusa da fibra de carbono exposto, pintura preta, prata e detalhes dourados. O banco é revestido em Alcântara e o guidão tem uma placa com o número da unidade dentro do limite de 300.

O preço estimado da bicicleta é de 34 mil euros (aproximadamente R$ 214 mil). Não há ainda, no entanto, nenhum indício que uma das 300 unidades da MV Agusta F3 Competizione chegue ao Brasil.

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Por

Fernando Pedroso

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