Uma Harley-Davidson Pan America com motor 975. Por que não?
Indícios dão conta que versão mais acessível da aventureira teria o mesmo motor da Nightster, de 90 cavalos
Uma Harley-Davidson Pan America está com data marcada para chegar ao Brasil, após uma longa espera, no próximo mês de maio. Ao mesmo tempo, a montadora acaba de lançar a novíssima Nighstster que foi anunciada para desembarcar no país em 2023. O que os modelos têm em comum?
Ambos utilizam a nova geração de motores da empresa batizados de Revolution Max, porém, com capacidades diferentes. Enquanto a Pan america traz a versão do V2 em 1250 cc, também visto na Sportster S, a Nightster é a primeira motocicleta a estar equipada com a opção menor, de 975 cc.
VEJA TAMBÉM:
- Yamaha XSR 125 Legacy: a nova retrô de baixa cilindrada com cara de customizada
- A moto 0 km de exemplar único que está em produção e chega a 100 km/h em 3 segundos
Está bem claro que as plataforma e motores devem ser cada vez mais compartilhados por modelos de diferentes categorias a fim de reduzir os gastos e tornar o negócio mais viável. Assim, o novato Revolution Max 975 vai estar em novas motos da Harley-Davidson e indícios indicam que a Pan America é grande candidata.
Além de parecer algo extremamente esperado, ainda mais pelo sucesso que a Pan America vem fazendo no exterior, a informação de uma Pan America de menor cilindrada parece ter escapado em site da H-D. Depois do relato de alguns clientes, a mídia internacional notou o aparecimento de novas siglas referentes a motocicletas que não estão na linha da empresa atualmente.
Ao selecionar uma peça de reposição para a Pan America, uma tampa de combustível, aparecem também os códigos RA 975 e RA 965S. Sabemos que RA se refere ao modelo Pan America, como no caso de RA 1250, então não seria surpresa que em breve a marca lance a Pan America 975, assim como uma versão Special (965S).
As indicações como mostram imagens do site "Motorcycle.com" são os principais indícios sobre uma Pan America "de entrada" até agora, mas não sabemos se isso foi apenas um engano. Posteriormente, os códigos foram retirados do ar.
VEJA TAMBÉM:
- Moto elétrica Watts W125, a anti-Voltz: saiba preço, quando chega e detalhes técnicos
- Triumph Tiger Sport 660 inicia pré-venda no Brasil a partir de R$ 55.990
Novo motor 975
Caso se torne real, a Pan America 975 poderia ser uma opção para brigar com as aventureiras Triumph Tiger 900 e BMW F 850 GS. Na Nightster, o propulsor bicilíndrico de 975 cc é capaz de render 90 cavalos de potência a 7.500 rpm e 95 Nm de torque a 5.000 rpm. Para o chassi, no entanto, poderíamos ver uma nova versão do usado na Pan America 1250.
MOTOO mostra detalhes da nova Honda NC 750X DCT