TVS Ronin 225 surge no Brasil: clássica pode chegar em breve?
Moto de estilo scrambler apareceu em documento de patente publicado no país. Modelo de parceira da Dafra oferece motor de 20,4 cavalos, ABS e luzes de LED; conheça
A TVS Ronin chamou bastante atenção do público brasileiro quando foi apresentada na Índia em meados de 2022. Com um estilo scrambler clássico e moderno, o modelo pode ser uma opção interessante na baixa cilindrada. Em informações obtidas pelo MOTOO, descobrimos que a moto teve sua patente registrada no Brasil, nesta terça-feira, 24 de janeiro.
O modelo aparece em publicação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Inpi. Isso significa que a Ronin será vendida no Brasil? Ainda é cedo para bater o martelo, já que o fato de oficializar a patente é um modo das marcas garantirem seu direito sobre o desenho do produto para que evite cópias, mas também se torna um passo importante para os novos produtos que estão vindo.
VEJA TAMBÉM:
Dafra pode trazer a Ronin?
Como a Dafra comercializa a linha Apache da TVS no Brasil, a empresa brasileira surge como possibilidade para trazer a Ronin 225 ao país. No ano passado, a empresa disse ao MOTOO que estava "iniciando estudos sobre a viabilidade" de vender a moto por aqui, mas que "ainda não havia nada de concreto".
Porém, a Dafra ressaltou que a Ronin é "um modelo muito interessante". Dado o sucesso de motos com estilo clássico no Brasil, especialmente com a Royal Enfield, o modelo certamente deve estar no radar, porém, precisamos aguardar por um anúncio oficial. Vale lembrar também que a TVS possui uma parceria com a startup Mottu, de aluguel de motos, e o único modelo oferecido neste negócio até agora é a Sport 110.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Como é a pequena scrambler indiana
O nome dado para a nova moto é apenas de Ronin, sem a terminação de 225 de sua cilindrada. O modelo tem três versões disponíveis na Índia: Ronin SS e DS, com ABS de um canal na roda dianteira, e topo de linha TD, com ABS nas duas rodas - em ambas opções a modos de uso do ABS, com as funções Urban e Rain.
Os valores partem de 149.000 rúpias e podem chegar até 168.750 rúpias. Em uma conversão direta, sem taxas e outros custos inclusos, o preço varia de cerca de R$ 9.500 a R$ 10.780, mas vale a ressalva que caso chegue ao Brasil o valor deve ser mais alto por conta de todos os gastos, como homologação e montagem, para viabilizar o modelo por aqui.
Além disso, há uma extensa gama de acessórios que podem deixar a moto preparada para longas viagens. Se vier a um preço interessante, o modelo pode atrair aqueles que procuram uma clássica estilosa e a um preço mais acessível. A Ronin conta com um conjunto técnico interessante, ao menos no papel.
Motor derivado da Apache
Na Ronin, o propulsor derivado do da Apache subiu para 225,9 cc de cilindrada, que gera 20,4 cavalos de potência a 7.750 rpm e 19,93 Nm de torque a 3.750 rpm. De acordo com a marca, a moto pode atingir 120 km/h de velocidade máxima. Todas as luzes da Ronin são de LED, e o modelo traz um nada convencional painel assimétrico - ele fica posicionado para o lado esquerdo do guidão. Entre as conectividades, a tela tem navegação passo a passo, assistente de voz e análise de pilotagem por meio do aplicativo SmartXonnect da TVS.
Apesar do estilão mais clássico, as rodas são de liga-leve com 9 raios. O modelo conta com garfo dianteiro invertido e amortecedor traseiro mono. Sua embreagem é assistida e deslizante. Com todos esses atributos e um visual bem estiloso, a Ronin ataca em uma faixa de cilindrada sem concorrentes diretos e com um pacote bem completo para esta faixa de cilindrada.
FICHA TÉCNICA - TVS RONIN |
PREÇO | a partir de 149.000 rúpias |
MOTOR | 1 cilindro, 4 válvulas, 225,9 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 20,4 cavalos a 7.750 rpm |
TORQUE | 19,93 Nm a 3.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 66 mm x 66 mm |
CÂMBIO | 5 marchas |
COMPRIMENTO | 2.040 mm |
LARGURA | 805 mm |
ALTURA | 1.170 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.357 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 181 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 795 mm |
PESO | 159 kg (ABS 1 canal) / 160 kg (ABS 2 canais) |
TANQUE | 14 litros |
FREIOS | ABS na dianteira ou ABS nas duas rodas |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 300 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70 - 17 tubeless |
PNEU TRASEIRO | 130/70 - 17 tubeless |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | USD de 41 mm de diâmetro |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono Shock com 7 níveis de pré-carga |
MAIS DO MUNDO MOTO