TVS esclarece: depois da Dafra, startup Mottu será responsável por produzir a Sport 110
Gigante indiana ressalta que Dafra ficará com produtos Apache, enquanto a Mottu terá uma nova linha para a Sport; moto de baixo custo será oferecida apenas para locação
O mistério sobre a TVS Sport 110 no Brasil está finalmente chegando ao fim. A gigante indiana, uma das maiores fabricantes de motos do mundo, respondeu diretamente ao MOTOO sobre a chegada da moto de baixo custo ao mercado nacional. Como havíamos mostrado, o modelo não será vendido ao consumidor, e sim oferecido pela startup de aluguel Mottu.
"Sim, a Sport 110 chegou e está sendo distribuída por uma das startups mais promissoras do Brasil – a Mottu. Fizemos uma parceria com a Mottu para ajudá-los em seu esforço para fornecer alguma oportunidade de renda aos trabalhadores temporários", afirmou a TVS. Quando a notícia sobre o modelo veio à tona, a Dafra havia confirmado que estava realizando a montagem da moto, mas apenas temporariamente. Ao todo, mais de 700 unidades da Sport 110 já foram emplacadas no país sem alarde de nenhuma das empresas envolvidas.
VEJA TAMBÉM:
- Honda ADV 150 2023 chega com nova cor; veja preço e fotos
- Tork Kratos: uma resposta indiana à moto elétrica Voltz EVS
Ainda estava no ar então a informações sobre quem seria responsável pela montagem depois da fabricante brasileira. "Nossa linha de produtos existente com Dafra é para a série Apache. Iniciamos o Sport com a Dafra na mesma linha, mas com infraestrutura e capacidade separadas. Temos planos de migrar a montagem da TVS Sport para a planta de montagem de produção que está sendo montada pela Mottu sob a orientação técnica da TVS Motor", revelou a TVS, em resposta ao MOTOO.
Com a confirmação oficial feita pela gigante indiana, agora resta saber em quais termos será essa nova produção liderada pela Mottu. Entramos em contato com o aplicativo, mas nenhuma resposta foi enviada até a última atualização desta reportagem. Desde 2020, o aplicativo atua oferecendo motocicletas para entregadores, mas até então o único modelo disponível era a Honda Pop 110i. Entenda mais sobre o caso envolvendo a TVS Sport 110:
Conheça a TVS Sport 110
A TVS Sport 110 é um dos modelos de entrada da fabricante de motos, mais uma gigante indiana, a exemplo da Bajaj - essa com a chegada confirmada ao Brasil nos próximos meses. Com foco em baixo custo, a moto possui motor de 1 cilindro e 109,7 cc, que é capaz de gerar 8,3 cavalos de potência a 7.350 rpm e 8,7 Nm de torque a 4.500 rpm, de acordo com os dados divulgados no mercado da Índia.
Mas o modelo conta com injeção eletrônica, ao contrário da nova Shineray Jef 150s, recentemente lançada no Brasil e ainda carburada. Com câmbio de 4 marchas, a TVS 110 pode alcançar 90 km/h de velocidade máxima. Apesar das rodas de liga-leve, o modelo ainda conta com freios a tambor nas duas rodas.
Vale ressaltar que não temos ainda os dados técnicos do Brasil, e mudanças não estão descartadas. O preço? Na Índia, o modelo parte de 63.950 rúpias, o que dá cerca de R$ 4.320 em uma conversão direta, sem considerar taxas de produção e exportação.