Triumph revela a nova Speed Triple 1200 RR por completo
Nova superbike da marca conta com motor de 180 cv, traz visual "cafe racer" e bastante tecnologia embarcada
A nova Triumph Speed Triple 1200 RR foi oficialmente revelada pela marca britânica nesta terça-feira (14). Após teasers anteciparam alguns detalhes da motocicleta, enfim foi possível conhecer todo o visual estilo “café racer” da nova superbike da empresa.
Potência de sobra
A Triumph não economizou na escolha do motor para sua nova moto. Ela é equipada com o mesmo propulsor de 1160 cc da Speed Triple RS. Ele entrega 180 cv (a 10.750 rpm) e 12,7 kgfm de torque máximo (a 9 mil rpm), que é acoplado ao câmbio de seis marchas. Já a embreagem deslizante permite tanto um uso mais agressivo em pistas quanto mais suaves para o uso no dia a dia.
O chassis da Speed Triple 1200 RR é feito em alumínio fundido para reduzir o peso, mas sem perder a resistência necessária. Há também o uso de fibra de carbono na carenagem e em partes do tanque de combustível e no para-lama dianteiro.
As suspensões são da Öhlins, sendo ajustáveis eletronicamente e tendo auxílio semi-ativo. O piloto pode realizar os ajustes até mesmo com a moto em movimento, por meio do painel de instrumentos.
As rodas são de alumínio fundido com aro de 17 polegadas e utilizam os pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3. Porém, para quem quiser utilizar a moto em pista, será oferecido como opcional os compostos Pirelli Diablo Supercorsa SC2 V3.
E para frear a moto, a Triumph equipou a Speed Triple 1200 RR com os discos flutuantes de 320 mm na dianteira, enquanto que na traseira o disco único de 220 mm foi o escolhido, todos da Brembo.
Tecnologia
Assim como outros modelos da marca, a Triumph Speed Triple 1200 RR conta com o painel de instrumentos digital. Com tela colorida de cinco polegadas, ele oferece o sistema de conectividade My Triumph que é compatível com os sistemas Android e iOS. Dessa forma, é possível atender chamadas e ouvir música. A interface conta também com um cronômetro de volta para o uso na pista.
Outra possibilidade do painel de instrumentos é permitir ao condutor escolher entre os cinco modos de pilotagem disponíveis – Road, Rain, Sport, Rider e o Track. Este último reduz a atuação dos freios ABS e da intervenção do controle de tração.
Toda a iluminação da moto é feita em LED, tanto no farol redondo na dianteira quanto na luz traseira.
A nova Speed Triple 1200 RR 2022 já é oferecida pela Triumph na Europa. No Reino Unido, a moto custa a partir de 17.950 libras, algo como R$ 130 mil em uma conversão direta. Isso significa um valor a mais de 2.450 libras em relação à irmã, a Speed Triple 1200 RS. Ambas não são vendidas no Brasil por enquanto.