Triumph 'congela' preços das 400 no Brasil em 2025; veja valores
Scrambler 400 X e Speed 400 alavancaram vendas da empresa no país em 2024
A Triumph anunciou que mantém os valores de Scrambler 400 X e Speed 400 em 2025. Em comunicado enviado à reportagem do MOTOO nesta quinta-feira, 30 de janeiro, a empresa confirmou que os modelos continuam com os mesmos preços que estão em vigor desde o lançamento no Brasil.
O preço de Scrambler 400 X 2025 é de R$ 33.990, enquanto a Speed 400 2025 é oferecida por R$ 29.990. As motocicletas de entrada da Triumph possuem pacote completo de equipamentos para a categoria. Ambas contam com controle de tração, acelerador eletrônico e freios ABS de dois canais — recurso que pode ser desativado na Scrambler 400 X. O conjunto também inclui embreagem assistida, iluminação totalmente em LED e painel LCD com entrada USB-C.
Saiba mais detalhes em nossa avaliação da Scrambler 400 X:
Durante 2024, Scrambler 400 X e Speed 400 somaram 4.417 unidades, representando 36,1% dos emplacamentos da empresa em ano recorde. A linha 400 é produzida originalmente com a Bajaj na Índia, mas com a montagem final feita na fábrica da Triumph em Manaus.
Principais diferenças entre a Speed 400 e a Scrambler 400 X
Apesar de compartilharem a mesma base, as Triumph 400 têm propostas distintas. A Speed 400 é uma roadster urbana, equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas, banco inteiriço e retrovisores posicionados nas extremidades do guidão. Seu escapamento possui conta com acabamento cromado.
Já a Scrambler 400 X segue uma linha mais scrambler, trazendo protetor de farol, protetores de mão e assento bipartido. O escapamento tem acabamento preto, e a roda dianteira é maior, com 19 polegadas, embora mantenha a construção em liga leve. O retrovisor é fixado antes da manopla, diferentemente da Speed.
Ambas utilizam suspensão dianteira invertida com tubos dourados de 43 mm de diâmetro e monoamortecedor a gás na traseira, mas com diferenças no curso. A Scrambler 400 X tem 150 mm de curso em ambos os eixos, enquanto a Speed 400 apresenta 140 mm na dianteira e 130 mm na traseira.
Freios das 400
Nos freios, ambas contam com discos em ambas as rodas e sistema ABS. No entanto, a Scrambler 400 X possui um disco dianteiro maior, de 320 mm, frente aos 300 mm da Speed. Na traseira, ambas utilizam um disco de 230 mm. Os pneus também variam entre os modelos: a Scrambler 400 X sai de fábrica com Metzeler Karoo Street, enquanto a Speed 400 utiliza Metzeler Sportec M9RR.
O tanque de combustível tem capacidade para 13 litros em ambas as versões. A Scrambler, porém, é ligeiramente mais pesada, com 179 kg (peso seco), contra 170 kg da Speed.
Motor e desempenho
Os dois modelos são equipados com um novo motor monocilíndrico de 398,15 cm³ com refrigeração líquida. Esse motor entrega 40 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 3,82 kgfm a 6.500 rpm. Ele conta com quatro válvulas e trabalha em conjunto com um câmbio de seis marchas. A embreagem é assistida, reduzindo o esforço no acionamento, e também possui sistema deslizante, evitando o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha.