Triumph lança moto 450 2025 com 'assinatura' de Ricky Carmichael

TF 450-RC foi desenvolvida em parceria com a lenda das pistas; saiba preço e detalhes
Triumph TF 450-RC 2025

Triumph TF 450-RC 2025 | Imagem: Triumph

A Triumph TF 450-RC 2025 foi oficialmente apresentada pela marca inglesa. O lançamento chega cerca de 1 ano após a fabricante ingressas no motocorros com a TF 250-X. Para este novo modelo, além de mais performance, o desenvolvimento foi em parceria com a lenda Ricky Carmichael.

O preço da TF 450-RC 2025 é de 12.295 euros, ou seja, valor equivalente a R$ 74,2 mil em conversão direta, sem considerar outras taxas ou gastos. A moto desembarca na Europa a partir de fevereiro de 2025. Para o Brasil, por ora, não há informações sobre uma possível chegada. 

Desenvolvida para competição, a moto teve a participação ativa do ícone Carmichael em seu desenvolvimento com a decisão em escolhas técnicas da moto. A sigla "RC", inclusive, remete ao piloto.

Triumph TF 450-RC 2025
Triumph TF 450-RC 2025
Imagem: Triumph

Especificações técnicas

A grande novidade da TF 450-RC é o motor Triumph de 450cc, desenvolvido exclusivamente para o modelo. Do tipo SOHC e taxa de compressão de 13,1:1, ele incorpora pistão de alumínio forjado da Konig, válvulas de titânio e componentes de alta precisão.

A moto possui câmbio de cinco marchas e gerenciamento eletrônico avançado da Athena, que inclui controle de tração, controle de largada, quickshifter e modos de pilotagem personalizáveis via o aplicativo MX Tune Pro.

Triumph TF 450-RC 2025
Triumph TF 450-RC 2025
Imagem: Triumph

A TF 450-RC vem equipada com itens de série como ganchos de partida X-Trig, protetor de disco frontal, capa de banco antiderrapante, e cárter de embreagem Triumph Racing desenvolvido pela Hinson. A motocicleta ainda exibe uma pintura exclusiva em homenagem a Carmichael.

Triumph TF 450-RC 2025
Triumph TF 450-RC 2025
Imagem: Triumph

Ciclística e estrutura

O chassi é de alumínio com estrutura dupla, projetado para reduzir o peso total da moto, que chega a 108,6 kg com tanque cheio e aproximadamente 102 kg vazio, com capacidade para 7 litros. O sistema de suspensão é da Kayaba, com garfos de 48 mm de diâmetro e curso de 310 mm na frente e 305 mm no amortecedor traseiro. Os freios, fabricados pela Brembo, contam com sistema hidráulico, pinças e discos ajustados pela Galfer com foco nas pistas. 

 

 

 

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Triumph TF 450-RC

Triumph TF 450-RC

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos