Triumph finaliza testes com sua primeira moto elétrica para briga com a Harley

Desenvolvida em parceria com divisão da equipe Williams de Fórmula 1, TE-1 terá detalhes divulgados em 12 de julho
Rabeta da Triumph TE-1 elétrica é bem esportiva

Rabeta da Triumph TE-1 elétrica é bem esportiva | Imagem: Triumph

A Triumph anunciou nesta terça-feira (31) que finalizou o período de testes de sua primeira moto elétrica, a TE-1. Os resultados dessa fase experimental do modelo, produzido em parceria com uma divisão da Williams, serão divulgados no próximo dia 12 de julho.

Desde 2019, a fabricante de motos britânica está trabalhando na motocicleta, que deve fazer frente aos modelos LiveWire da Harley-Davidson. Por enquanto, mais detalhes não foram revelados, mas a empresa tem divulgado os avanços do projeto em capítulo, sendo o atual, o 4º.Em fotos divulgadas anteriormente, é possível ver como a TE-1 segue visual visto na linha de nakeds da empresa, como Speed Triple e Street  Triple. 

VEJA TAMBÉM:

Triumph TE-1: primeira moto elétrica da marca britânica
Triumph TE-1: primeira moto elétrica da marca britânica
Imagem: Triumph

Parceria com a Williams

O projeto é uma colaboração entre Triumph Motorcycles e a Williams Advanced Engineering, uma divisão da equipe de Fórmula 1. Também trabalha no desenvolvimento da moto a Integral Powertrain Ltd e a WMG na Universidade de Warwick. A pesquisa é financiada pelo Escritório de Veículos de Emissão Zero do Reino Unido por meio do programa "Innovate UK", criado para trabalhos inovadores em engenharia de motocicletas elétricas e tecnologia integrada. 

Assista vídeo com detalhes sobre a Triumph elétrica:

Motor de alta potência

O desenvolvimento do motor elétrico focou na eficiência, de acordo com Triumph e Williams. Ele é mais compacto e dispensa os grandes cabos de alta voltagem. Com isso, o propulsor pesa apenas 10 kg, bem menos que um motor a combustão. Em dados preliminares divulgados pela Triumph, ele é capaz de entregar 130 kW de potência (174,3 cv), mais que a atual Street Triple RS, que gera 123 cv a partir de um tricilíndrico de 765 cm³.

No modo de carregamento rápido a baterira leva cerca de 20 minutos para completar 80% da carga, de acordo com dados divulgados pela Triumph.  A empresa ressalta que os dados finais de desempenho do protótipo serão divulgados em julho.

VEJA MAIS FOTOS DA TRIUMPH TE-1:

Correia de transmissão da Triumph TE-1 elétrica
Correia de transmissão da Triumph TE-1 elétrica
Imagem: Triumph
Detalhes do chassi da Triumph TE-1 elétrica
Detalhes do chassi da Triumph TE-1 elétrica
Imagem: Triumph
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos