Triumph dá mais detalhes de sua moto elétrica
Modelo por enquanto é chamado apenas de TE-1. Marca divulgou imagens e os primeiros detalhes da novidade
Ainda em 2019, a Triumph fez uma parceria com a Williams Advanced Engineering, divisão da icônica equipe de F1, para o desenvolvimento de uma nova moto elétrica para a montadora britânica. O projeto está sendo tratado sob o nome de TE-1 e ainda não tem uma data oficial para ser lançado como versão de produção.
No entanto, após quase dois anos, a Triumph anunciou a conclusão da segunda fase de desenvolvimento da TE-1. Com isso, divulgou algumas projeções oficiais de como deverá ser a versão de produção de sua primeira moto elétrica. Nelas é possível notar uma grande inspiração nas nakeds médias atuais da marca, como a Street Triple. No entanto, o chassi feito para acomodar as baterias e a balança traseira única são exclusivas da elétrica.
Outra novidade fica por conta do conjunto motriz. De acordo com a Triumph e a Williams, o desenvolvimento do motor elétrico focou na eficiência. Assim, ele é mais compacto e dispensa os grandes e desajeitados cabos de alta voltagem. Com isso, o propulsor pesa apenas 10 kg, bem menos que um motor a combustão. Ele é capaz de entregar 135 kW de potência (183,5 cv), mais que a atual Street Triple RS, que gera 123 cv a partir de um tricilíndrico de 765 cm³.
A Triumph ainda não divulgou uma data oficial para o lançamento de sua primeira moto elétrica de produção. O que se sabe é que o desenvolvimento da TE-1 vem sendo bancado em parte por um fundo do governo britânico para o desenvolvimento de veículos elétricos naquele país. As metas de eficiência energética para manter o financiamento oficial devem ser cumpridas até 2025, mas a Triumph afirma que seu novo motor elétrico já mais do que atende os números exigidos.