Trail Honda que 'dominou' anos 80 hoje é vendida por preço de moto 0km

XL 250R super nova tem valor de uma Sahara 300 0km. Sonho dos jovens, moto de uso misto marcou época
Honda XL 250R 1983

Honda XL 250R 1983 | Imagem: Reprodução

Qual jovem dos anos 1980 nunca sonhou em ter uma moto de uso misto para encarar a vida de uma forma mais, digamos, aventureira? Para isso, a Honda tinha uma resposta! A XL 250 R, um projeto global que, no Brasil, estreou em 1982 para rivalizar com a Yamaha e suas 2 tempos, a TT 125 e a DT 180.

A Honda XL 250 R foi lançada no Brasil em 1982 e usava um motor monocilíndrico, de quatro tempos, quatro válvulas, receitinha básica suficiente para dar a trail a potência de 22 cv e 2,1 kgfm de torque. Avaliações da época diziam ser uma moto com um desempenho superior aos modelos DT da Yamaha. O MOTOO encontrou uma de 1983 à venda pela L’art, loja especializada em veículos raros e antigos.

Durante a elaboração desta reportagem, o modelo acabou sendo vendido, mostrando que era um achado. O anúncio cita que a moto se encontra em muito bom estado geral. Pelas fotos, é possível notar que tudo nela foi preservado, tudo nos padrões originais, como manda o figurino, ou melhor, carenagem.

Honda XL 250R 1983
Honda XL 250R 1983
Imagem: Reprodução

Não é possível notar desgaste ou ação do tempo, muito provavelmente pela leve restauração que ela deve ter passado. O banco está intacto sem furos ou rasgos e os pneus, de uso misto, são novos. Um destaque do modelo são as suspensões de longo curso: 215 mm na dianteira era um número incomum assim como a assistência pneumática, que permite a regulagem da rigidez do sistema através de bicos instalados no topo das bengalas, iguais aos de câmaras de ar de pneus.

Honda XL 250R 1983
Honda XL 250R 1983
Imagem: Reprodução

Na traseira, a suspensão traseira Pro-Link oferece excursão de 195 mm à roda através de um único conjunto mola-amortecedor ligado a um sistema de bieletas. O preço pedido por esta moto lendária da Honda era de R$ 28 mil, um valor similar ao de uma Honda Sahara 300 0km, que tem o preço sugerido de R$ 27.090, porém, sabemos que na prática a moto acaba saindo mais cara nas lojas, com preço acima dos R$ 30 mil. 

Honda XL 250R 1983
Honda XL 250R 1983
Imagem: Reprodução

Para o ano de 1984, a 250 se tornou XLX e junto a essa alteração, a lendária motocicleta popular da Honda ganhou algumas evoluções, indo de acordo com a última tendência mundial. Exemplos disso estão nos dois carburadores e um novo cabeçote com câmara de combustão hemisférica RFVC (Radial Four Valve Chamber, ou câmara de quatro válvulas radiais). Graças a este tempero, a potência cresceu para 25 cv e o torque para 2,2 kgfm, mas isso já é um assunto para uma próxima oportunidade.

Honda XL 250R 1983
Honda XL 250R 1983
Imagem: Reprodução

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Fernando Garcia

.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos